Cotas de gênero no âmbito da política marcou a segunda parte da programação do "Defenda-me"

Representantes parlamentares estiveram presentes neste segundo momento
Analista judiciário, Maíra de Barros do TRE Pará
— Foto: ASCOM8

 

No período da tarde de hoje, 20, a programação de capacitação foi marcada por temas como: a participação da mulher na política; a defesa jurídica da mulher e o programa "Reincidência Zero", da Defensoria Pública, foram apresentados aos participantes.

A analista judiciária do TRE Pará, Maíra de Barros, foi uma das palestrantes que abordou o tema: "As cotas de gênero: um projeto que deu certo?". Maíra pontua que as cotas de gênero são de suma importância dentro da construção da nossa democracia. "Nós, mulheres, somos mais da metade população brasileira, mais da metade dos eleitores, porém, ainda estamos sub-representadas nos espaços de poder. As cotas de gênero, enquanto afirmação, visam dar legitimidade ao direito à igualdade, previsto na Constituição Federal, e, enquanto política afirmativa, ela estabelece um percentual de 30% de vagas a serem ocupadas no parlamento", explica.

O defensor público Fábio Rangel foi o segundo palestrante, e detalhou como funciona a Defesa Jurídica da Mulher. Ele destacou a importância de criação das redes de apoio entre os órgãos judiciários. "O Tribunal, oferecendo essa plataforma para que a gente possar estar dialogando com outras instituições, reforça que toda a rede de apoio é importante em defesa da Mulher".

Larissa Beltrão, Defensora Pública e especialista em direito civil, enfatizou que "o combate à violência de gênero não deve ser voltado somente ao público feminino, é uma luta de toda sociedade. Então, ações educativas devem ser voltadas para homens e mulheres". Durante a programação a defensora abordou sobre a defesa jurídica da pessoa acusada de violência de gênero.

O programa "Reincidência Zero", da Defensoria Pública, foi apresentado pela psicóloga Rosana Faraon, e a programação encerrou com a explanação da deputada estadual Professora Nilse, que falou sobre o papel da Procuradoria da Mulher nos municípios.

O evento do programa "Defenda-me" foi realizado pela Defensoria Pública do Estado do Pará, em parceria com o TRE do Pará e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

 

Confira o vídeo de encerramento da programação do Defenda-me. 

 

Clique aqui e confira as fotos dos dois da programação.