Implantação da plataforma Zoom no TRT da 8ª Região

​​​​​​​A implantação da plataforma Zoom, em substituição ao Google Meet, para a realização de audiências e sessões de julgamento tem causado dúvidas entre os jurisdicionados e advogados.
card em fundo azul contendo os esclarecimentos
— Foto: ASCOM8

O uso da plataforma Zoom no TRT da 8º Região será gradual. Nas próximas semanas, as audiências e sessões de julgamento já designadas serão realizadas por meio do Google Meet, sem qualquer alteração.

A partir do dia 03 de maio de 2021, a plataforma Zoom será utilizada apenas pelo público interno do TRT8 (Magistrados e Servidores), para treinamento e marcação das novas audiências e sessões de julgamento ainda não marcadas.

O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8, Marco Aurélio Rêgo esclarece que "as audiências e sessões de julgamento marcadas no Google Meet até 30 de abril de 2021, para ocorrerem em data posterior, não serão impactadas. Os links das sessões de julgamento e audiências encaminhados e recebidos por advogados e partes estarão plenamente acessíveis. Por um período curto, que estimo de no máximo 3 e 4 meses, as duas plataformas serão utilizadas para a realização das audiências e sessões de julgamento, a depender de quando foram marcadas e designadas, depois disso, somente a plataforma Zoom será utilizada para a realização de atos judiciais."

A medida, que também se aplicará aos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSC's, foi regulamentada por meio do Ato Conjunto PRESI/CR nº 017, de 30 de março de 2021, assinado pela presidente do Tribunal, desembargadora Graziela Leite Colares, e pela corregedora regional da 8ª Região, desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, que prevê essa possibilidade de atuação conjunta das duas plataformas.

Liliane Calixto, Secretária da Corregedoria do TRT8, destaca que essa convivência das duas plataformas se dá em razão da agilidade com a qual atua a Justiça do Trabalho. "Os magistrados trabalhistas costumam marcar suas pautas de audiência com muita antecedência, assim, muitos já possuem agenda marcada que alcança até o mês de junho. Essas audiências permanecem e não terão data ou plataforma alterada, porque foram marcadas no Google Meet, no decorrer desse período, as novas audiências já serão marcadas no Zoom, que deve ser efetivamente utilizado somente após serem vencidas as que tiverem sido marcadas no Google Meet, que estimamos seja a partir de junho."

Então, fique atento na sua agenda, que as audiências marcadas no Google Meet permanecem inalteradas e serão realizadas, mesmo com o Zoom já funcionando para marcar novas audiências.

 

Clique aqui para ler na íntegra a Resolução Nº 039/2021 

Clique aqui para ler na íntegra o Ato Conjunto PRESI/CR Nº 017/2021

Clique aqui para ler na íntegra o Ato Conjunto Nº 54/TST.CSJT.GP