JT8 cria Balcão Virtual para atendimento ao cidadão

Padronização do atendimento segue orientação nacional do CNJ
Card nacional
— Foto: ASCOM8

Por determinação do CNJ as Secretarias Virtuais, implantadas durante a pandemia para atender ao público externo, passaram a ser denominadas de "Balcão Virtual". É por meio desse serviço que a Justiça do Trabalho faz o atendimento remoto dos cidadãos, evitando o contato presencial.

O Serviço implantado na Justiça do Trabalho da 8ª Região para prestação de atendimento remoto ao cidadão pela unidades judiciárias de 1º e 2º graus do Pará e Amapá, segue conforme regulamentado pela Resolução Nº 19/2021. 

O Balcão Virtual é similar ao balcão de atendimento presencial e torna ainda mais ágil o atendimento ao público em geral, que agora tem acesso imediato aos serviços da JT8, sendo direcionado ao setor de atendimento remoto de cada unidade judiciária. O usuário externo que fizer uso do serviço pode obter qualquer informação sobre os processos judiciais em andamento no sistema PJe.

O acesso dos usuários ocorre por videoconferência, agendada através da ferramenta corporativa Google Meet, isso para quem precisa de atendimento na secretaria judicial das unidades, pois há outros canais disponibilizados pelo TRT8 como telefone, e-mail e whatsApp Business.

 

Atendimento Virtual nas Varas

Na 10ª Vara do Trabalho de Belém o servidor Paulo Gama Alves é um dos que atuam no atendimento ao público externo. Diariamente, de 8h às 13h, ele atende as demandas de advogados e jurisdicionados. As informações sobre processos que tramitam no PJe são fornecidas por telefone, link de atendimento e WhatsApp. Os contatos podem ser facilmente encontrados no portal do TRT8. O atendimento virtual é uma consequência da pandemia, mas foi assim que a Justiça do Trabalho continuou atuando. "Nós estávamos atendendo presencial os processos físicos, mas obedecendo uma escala, ou seja, a cada dia um servidor se deslocava até a VT para prestar o atendimento físico. Mas, com o lockdown, veio o atendimento virtual, que é mais seguro para todos", conta o servidor.

A 17ª Vara do Trabalho de Belém é pioneira no uso da tecnologia e do atendimento virtual, e cem por cento dos seus processos tramitam pelo PJe. Cinco servidores fazem o atendimento no "Balcão Virtual", em escala de revezamento. A servidora Juliete Albino Viana destaca a importância e praticidade desse canal virtual. "Os usuários podem tirar dúvidas e se comunicar diretamente com os servidores e magistrados. Hoje, preferimos o atendimento virtual do que ligações ou e-mails, pois a questão já é respondida de imediato, e a parte ou advogado já sai mais satisfeito com a resolução da pendência ou dúvida. Nas notificações iniciais já estamos colocando também, além do e-mail e telefone, o link da sala de atendimento virtual, para que as partes que não tenham advogado possam acessar, para tirar dúvidas".

 

Fora da Sede

Nas unidades judiciárias localizadas fora da sede que possuem alguma dificuldade de infraestrutura tecnológica para o atendimento por videoconferência, a JT8 recomenda o uso de outras ferramentas de comunicação para o atendimento por meio do "Balcão Virtual", mas a resposta ao solicitante deverá ocorrer no prazo máximo de 48 horas.

 

Funcionamento

O "Balcão Virtual" funciona nos dias úteis forenses, de 8h às 13h. Para acesso ao serviço, o usuário deve selecionar o link Balcão Virtual localizado na seção inferior do Portal Institucional e identificar a unidade judiciária com a qual deseja falar. Um servidor do TRT8 estará disponível para prestar o atendimento de forma remota.
 
O usuário não precisa adquirir qualquer ferramenta para ter acesso ao atendimento, basta baixar o aplicativo Google Meet, que está disponível na internet.

O vídeo com o passo a passo para acessar o Balcão Virtual está aqui. Clique e Assista!

 

Mais informações:

Resolução Nº 019/2021