JT8 divulga resultados da consulta pública para elaborar o Planejamento Estratégico 2021/2026
A Coordenadoria de Gestão Estratégica do TRT8 divulgou, no início de março, o resultado final da consulta pública para o Planejamento Estratégico 2021-2026.
Realizado no período de 23 de fevereiro a 04 de março de 2021, a consulta contou com 113 participantes entre magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores, advogados e a sociedade em geral.
Um total de 900 sugestões foram apresentadas pelos respondentes através de formulário online sobre os 10 objetivos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá para os próximos seis anos.
Os participantes fizeram sugestões com base nos seguintes temas: fortalecimento da comunicação, promoção do trabalho decente e sustentável, duração do processo, gestão de pessoas, governança, proteção de dados, transparência, entre outros.
As propostas serão consolidadas pela Coges e, posteriormente, submetidas à apreciação do Comitê de Gestão Participativa, instituído pela Portaria PRESI nº 01/2021.
Planejamento estratégico
A construção do planejamento estratégico no TRT8 atende aos preceitos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que determinou aos tribunais regionais a elaboração de seus planos estratégicos até o próximo mês de abril, alinhado aos macrodesafios do Poder Judiciário, segundo a Resolução CNJ nº 325/2020, e às diretrizes da proposta já consolidada de planejamento Estratégico da JT, nos termos da Resolução CSJT nº 259/2020, a qual definiu o modelo de gestão estratégica para o segmento trabalhista. O objetivo é aprimorar a eficiência do serviço público, melhorando o gasto público, com a adoção de mecanismos de transparência nos atos praticados pelas gestão.
Campanha
Para apresentar as etapas de elaboração do Planejamento estratégico, a Ascom do TRT8 criou a campanha "Vamos Navegar" estimulando o maior engajamento dos diversos públicos interno e externo com quais o Tribunal se relaciona. Buscando o alinhamento da identidade visual utilizada pela Justiça do Trabalho nacional com as peculiaridades regionais, a campanha adota como "leme" inspirador um trecho de escrito do famoso poeta português Fernando Pessoa, e utiliza como elemento criativo os rios da Amazônia, sua diversidade de tamanhos e tipos, e o impacto de sua união para a formação de caudalosos rios, chamando a atenção para a importância da participação de cada um na construção do planejamento da instituição.
Aprovação do Plano Estratégico Nacional
A presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Maria Cristina Peduzzi, aprovou no dia 21 de março, por meio do ATO CSJT.GP.SG no 34/2021 o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho para o período de 2021- 2026. Com isso os Tribunais Regionais devem observar as orientações estabelecidas no Plano Nacional.