Judiciário prepara seu planejamento estratégico para o período de 2021 a 2026
Seguindo as diretrizes do CNJ e do CSJT para tribunais brasileiros acerca das tratativas para estabelecimento de seu planejamento estratégico com a observação de princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário, na última segunda-feira (22/02), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região deu início ao processo de elaboração da proposta de seu novo planejamento estratégico para o período de 2021 a 2026.
Instituído pela Portaria PRESI nº 001/2021, que seguiu a recomendação da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, realizada no TRT8 no período de 1º a 5 de julho de 2019, que recomendou a sua criação, o Comitê de Gestão Participativa se reuniu por meio da plataforma Google Meet, contando, além de seus integrantes, com a presença de gestores das áreas estratégicas da instituição, além, de representantes de convidados, como Amatra8, Sindjuf, OAB e Ouvidoria.
A abertura do evento foi feita pela presidente do tribunal, desembargadora Graziela Leite Colares, que destacou a importância do momento de construção coletiva do planejamento a ser executado por essa e por futuras gestões do TRT8. Após as boas vindas aos presentes, a presidente passou a palavra ao secretário do Comitê, Rodopiano Neto, coordenador de Gestão Estratégia do Tribunal, que conduziu a apresentação da proposta a ser analisada, destacando os cenários existentes, considerando as oportunidades, como a parceria com outros órgãos, o estímulo à adoção de boas práticas de governança pública e o uso de novas tecnologias, assim como as ameaças levantadas, como as restrições orçamentárias, a crise política e socioeconômica e os impactos decorrentes da pandemia da COVID-19.
Para o coordenador, há vantagens no cenário analisado. “O atual cenário de incertezas também proporcionou a quebra de paradigma quanto à prestação de serviços via remoto, e tem proporcionado significativos avanços nos processos de inovação. Outra oportunidade é o alinhamento da Justiça do Trabalho aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Nessa primeira etapa dos trabalhos, o Comitê de Gestão Participativa deliberou sobre os elementos básicos do novo Plano Estratégico do TRT8 , baseada na análise do ambiente, missão, visão e valores do TRT8. “O Comitê propôs a manutenção da atual visão de futuro do TRT8 para os próximos seis anos, tendo em vista que ela foca em pessoas e resultados”, destacou o coordenador.
A construção do planejamento estratégico no âmbito do TRT8 atende aos preceitos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que determinou aos tribunais regionais a elaboração de seus planos estratégicos até o próximo mês de abril, alinhado aos macrodesafios do Poder Judiciário, segundo a Resolução CNJ nº 325/2020, e às diretrizes da proposta já consolidada de planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho, nos termos da Resolução CSJT nº 259/2020, a qual definiu o modelo de gestão estratégica para o segmento trabalhista. O objetivo é aprimorar a eficiência do serviço público, melhorando o gasto público, com a adoção de mecanismos de transparência nos atos praticados pelas gestão.
Campanha
Demandada pela Coges, a Ascom do TRT8 elaborou campanha para apresentação das etapas de elaboração da proposta de planejamento estratégico, estimulando o maior engajamento dos diversos públicos interno e externo com quais o tribunal se relaciona. Buscando o alinhamento da identidade visual utilizada pela Justiça do Trabalho nacional com as peculiaridades regionais, a campanha adota como "leme" inspirador um trecho de escrito do famoso poeta português Fernando Pessoa, e utiliza como elemento criativo os rios da amazônia, sua diversidade de tamanhos e tipos, e o impacto de sua união para a formação de caudalosos rios, volumosas baías e gigantescos oceanos, chamando a atenção para a importância da participação de cada um na construção do planejamento da instituição, que, conforme ganha a contribuição individual, vai se enchendo e formando um grandioso e poderoso rio a seguir seu caminho.
Dessa forma, a campanha "Vamos Navegar" teve seu lançamento feito com a apresentação da peça teaser compartilhada na manhã do dia 24, convidando todas e todos a se prepararem para navegar.
Participação
O Comitê de Gestão Participativa, com o intuito de ampliar e estimular a participação de magistrados de primeiro e segundo graus, servidores e demais integrantes do sistema judiciário e de entidades de classe, está realizando consulta pública por meio de formulário eletrônico elaborado pela COGES. A finalidade é buscar, com a participação de cada um desses atores, um ampliado leque de contribuições que possibilitem a construção de um planejamento estratégico que traga em si a diversidade da região que a Justiça do Trabalho da 8ª Região representa.
A consulta estará disponível no período de 23/02 a 04/03/2021, e todos podem participar acessando e preenchendo o formulário por meio do link https://forms.gle/ixb63iFFrSc8KEzg9. Após esse prazo, as propostas encaminhadas serão consolidadas e submetidas à deliberação do Comitê de Gestão Participativa, para integrarem a proposta de Planejamento Estratégico a ser analisado pelo Tribunal Pleno, em abril.
PE Justiça do Trabalho
O Plano Estratégico da Justiça do Trabalho para o sexênio 2021 – 2026 foi elaborado pela Rede de Governança da Justiça do Trabalho, instituída pela Resolução CSJT nº 259/2020. O Plano foi construído com participação de magistrados, servidores e equipes técnicas de gestão e governança dos TRTs e está alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, estabelecida na Resolução CNJ nº 325/2020. Construído a partir do Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, instituído pela Resolução CSJT nº 259/ 2020, o Plano tem como elementos a Visão de Futuro, a Missão Institucional da Justiça do Trabalho, os Valores Organizacionais, bem como os dez Objetivos Estratégicos da justiça trabalhista para os próximos seis anos. No primeiro ano de gestão, é obrigatório o cumprimento das sete metas nacionais aprovadas no XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em novembro de 2020.
Serviços:
O que: Consulta Pública para construção do planejamento estratégico da JT8
Período: 23/02 a 04/03
Onde: Portal ou no link https://forms.gle/ixb63iFFrSc8KEzg9.