LIODS discute a importância da estatística no Judiciário
O propósito da iniciativa foi informar aos magistrados e servidores as possibilidades abertas pela jurimetria para melhorar a prestação jurisdicional, analisando as estatísticas e as tendências da jurisprudência regional.
No evento Júlio Trecenti esclareceu o papel relevante que a jurimetria exerce no Judiciário "É um complemento ao estudo clássico do Direito para tomar melhores decisões", disse. Trecenti se define como um "faxineiro de dados" porque tem a função de extrair, arrumar e organizar as informações úteis dos dados públicos, que nem sempre estão classificados e organizados, fazendo o que chama de faxina para geração de valor.
Na prática, a jurimetria estuda as características das decisões, analisando os dados processuais. "Por exemplo, qual o valor médio de indenização de um determinado caso, quanto variam as decisões ou, para um caso específico, qual seria a provável sentença e indenização? A estatística tem como fazer predições, a partir do que é observado", explicou Trecenti.
Sobre a Associação Brasileira de Jurimetria, Trecenti destacou que uma de suas principais missões é reunir e incentivar pesquisadores com preocupação em investigar e descrever os processos decisórios em que são criadas as normas individuais e concretas.
O fato de o TRT8 exigir petições iniciais líquidas é um atributo muito favorável para geração de uma base de dados robusta, o que é primordial para o desempenho do sistema jurimétrico. Os resultados são mais transparência dos dados e das análises de funcionamento dos tribunais e como as decisões são tomadas, informando com mais simetria as partes e beneficiando toda a sociedade.
O evento foi uma realização do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS-TRT8), com apoio da EJUD8.