No CEJUSC Parauapebas audiências de forma virtual ganham destaque

A comunidade jurídica da região sudeste do Pará aprovou as iniciativas do TRT8
Primeira audiência do CEJUSC Parauapebas no ano de 2018
Primeira audiência do CEJUSC Parauapebas em 2018. Foto: ASCOM8

O Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania – CEJUSC de Parauapebas realizou audiência de conciliação que resultou em um acordo entre as partes com o pagamento de mais de dois milhões de reais por danos morais e materiais ao reclamante. A audiência ocorreu em maio, e foi realizada exclusivamente no formato telepresencial, o que vem ganhando cada vez mais destaque na justiça trabalhista, especialmente neste período de pandemia.

O CEJUSC da cidade de Parauapebas, na região sudeste do Pará, vem atuando no desenvolvimento de audiências on-line e tem excelentes resultados, é o que afirma a sua coordenadora, juíza do Trabalho Suzana Carvalho dos Santos. "Pelas audiências virtuais, o TRT8 tem possibilitado a realização do trabalho para uma melhor prestação jurisdicional, mesmo neste período de pandemia, onde a restrição de locomoção é uma realidade. Com a audiência virtual, é possível facilitar a participação das pessoas que estejam em locais distantes, seja por meio do seu celular, tablet ou computador", explica a juíza.

O trabalho do CEJUSC Parauapebas vem alcançando metas nacionais. "A atuação da Justiça do Trabalho na região é bastante efetiva, e estamos utilizando todos os meios possíveis para que a atividade seja mantida de forma célere, e, para tanto, contamos com muito esforço dos juízes e servidores que aqui atuam. Este ano, com o incremento das audiências telepresenciais, já conseguimos alcançar várias metas nacionais, o que é muito positivo, e confirma nosso compromisso de presteza e celeridade, apesar das dificuldades do momento", comemora a coordenadora, Suzana Carvalho dos Santos.

A Justiça do Trabalho do Pará e Amapá também disponibiliza o Balcão Virtual, que está à disposição do jurisdicionado em diversas localidades, inclusive nas varas de Parauapebas. A coordenadora do CEJUSC Parauapebas informa que outros projetos serão desenvolvidos para a região, que abrange as cidades de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás. "Teremos uma atuação mais ampla da Justiça do Trabalho em nossa região, sempre observando a nossa missão, que é realizar Justiça no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania", conclui.