No Dia de Proteção às Florestas, TRT8 relembra deveres do cidadão para cuidar melhor da Amazônia
Neste dia 17 de julho de 2021, comemora-se o dia Nacional de Proteção às Florestas, data criada para a conscientização do compromisso relacionado à preservação das matas pelo cidadão. Segundo a ONU, as florestas cobrem 30,6% de toda a superfície da Terra. No Brasil, cerca de 59% do território é coberto por florestas.
A mais conhecida é a Floresta Amazônica, que ocupa 5.500.000 hectares de boa parte do noroeste do Brasil e que se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul. A maior Floresta Tropical do mundo é o lar do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição nós estados do Pará e do Amapá.
Esta data merece nossa especial atenção. A Floresta Amazônica nunca foi tão desmatada, segundo dados da NASA, que faz a observação da área por meio de satélites. De acordo com o Banco Mundial, caso o ritmo de devastação continue, em 2025 restarão apenas 25% do território da floresta de pé.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia lembra que “a Floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade. Processos como a evaporação e a transpiração de florestas também ajudam a manter o equilíbrio climático fundamental para outras atividades econômicas, como a agricultura”. A Amazônia é a responsável por regular a situação climática de boa parte da América do Sul, possuindo também a maior bacia hidrográfica do planeta. Aqui é abrigada 20% da água doce existente no mundo. Um terço das espécies de plantas catalogadas até hoje estão na Região Amazônica.
Agir local pensando global!
O assunto pode parecer algo distante do nosso dia a dia, no entanto, as escolhas conscientes que fazemos podem influenciar positivamente o meio ambiente.
Confira pequenas ações para colaborar com a preservação da Amazônia:
·Só compre madeira certificada;
·Reduza a impressão de papel;
·Economize água e energia elétrica;
·Doe para programas de conservação;
·Já pensou em plantar uma árvore?
O TRT8 busca a conscientização dos magistrados e servidores sobre o tema por meio da Comissão Permanente de Gestão Ambiental. Um exemplo foi a Semana da Reciclagem (disponível neste link), que, dentre vários assuntos, mostrou como os resíduos sólidos afetam o ecossistema.