Programa de Reconhecimento e Valorização de Magistrados e Servidores é regulamentado pelo TRT8
Seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TRT8 aprovou, em março deste ano, o Programa de Reconhecimento e Valorização de Magistrados e Servidores com o objetivo de incentivar e motivar o quadro funcional da instituição, despertar o compromisso com os valores da instituição e fomentar a cooperação e o desenvolvimento coletivo e individual.
As ações foram regulamentadas pela Resolução 018/2021. O Grupo de Trabalho que elaborou o programa é composto pelos servidores Maria Helena Guerra, Carolyne Castro, Rodopiano Neto, Henrique Vila Nova, Hélio Barroso e Flávio Ramos.
De acordo com a assessora técnica da DIGER, Maria Helena Guerra, reuniões traçarão o planejamento das ações. "Considerando o novo Planejamento Estratégico da JT para o período 2021-2026 e, ainda, que o Tribunal aguarda orientações do CSJT sobre as diretrizes para atualização do Plano de Contribuição de Gestão de Pessoas, o Comitê de GP se reunirá com as áreas envolvidas, tão logo possível, a fim de planejar as ações táticas para a temática de pessoal, incluindo as ações do Programa, em consonância às diretrizes superiores".
Além dos magistrados e servidores da ativa, as ações também serão voltadas aos aposentados, que representam a memória da instituição. O novo Programa não invalida outras iniciativas da Gestão Estratégica de Pessoas da 8ª Região, como a Gestão por Competências, o Regime de Teletrabalho e o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.
Prêmios
Entre as ações estão a premiação das Varas do Trabalho pela excelência no desempenho. Serão considerados os dados estatísticos do sistema e-Gestão e os resultados da pesquisa de clima organizacional, realizadas por ocasião das Correições Integradas. As Turmas de Julgamento também serão premiadas pelo desempenho obtido no cumprimento da Meta Nacional de julgar processos de conhecimento. A entrega dos prêmios ocorrerá no primeiro semestre de cada ano em sessão solene realizada durante evento institucional previsto no calendário do Tribunal.
Boas Práticas
Tem como finalidade registrar, premiar e divulgar práticas de sucesso no Tribunal e serão reconhecidas em duas categorias: Correição Integrada e Mostra de Boas Práticas.
Banco de Boas Práticas
O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa prevista no Planejamento Estratégico e será conduzido por uma Comissão Organizadora e Julgadora da "Mostra de Boas Práticas", composta por magistrados e servidores. A Comissão será responsável pela elaboração do Edital de Regulamento da Mostra.
Os trabalhos selecionados serão apresentados em evento institucional e publicados em formato de E-Book. Os autores serão premiados com diplomas de reconhecimento que serão registrados em seus assentamentos funcionais, além de serem contemplados com incentivos específicos de capacitação, considerando a disponibilidade orçamentária.
Servidor Destaque
As unidades farão eleição para reconhecer o trabalho de servidores que tenham se destacado em suas atribuições. O principal critério de reconhecimento será o desempenho do servidor na qualidade do trabalho apresentado, além da proposição de iniciativas que favoreçam o aumento de produtividade e a redução de custos operacionais, podendo também serem estabelecidas categorias complementares referentes ao reconhecimento por tempo de serviço e ações de cidadania. Poderão ser agraciados servidores sem vínculo efetivo com o Tribunal, incluindo os removidos, licenciados e cedidos.
Critérios de reconhecimento
- Desempenho e resultados alcançados;
- Inovação;
- Desenvolvimento profissional e humano;
- Respeito à dignidade e à diversidade humana;
- Tempo de serviço.
A cada biênio, o Tribunal promoverá campanha de incentivo à implementação das ações, informando os períodos em que as unidades deverão desenvolver as iniciativas e apresentar os resultados. Após análise e aprovação da Presidência, os servidores serão homenageados com portarias de elogio e reconhecimento em solenidade pelo Dia do Servidor Público.
A implementação das ações do Programa será acompanhada e supervisionada pelo Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas, da Coordenadoria de Gestão Estratégica e da Corregedoria Regional.
Quer saber mais?
Contate o Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas pelo e-mail comitê.gestaopessoas@trt8.jus.br
Leia na íntegra a Resolução N° 018/2021