Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior é empossado como desembargador do TRT8
Em um evento restrito, realizado nessa quarta-feira (9), com limitação de presentes e atenção a normas de segurança e distanciamento, o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior, tomou posse em cerimônia administrativa realizada na antessala da presidência do TRT8.
A posse foi conduzida pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Graziela Colares, que assinou o termo de posse e manifestou sua satisfação e imensa alegria em participar deste momento no TRT8. "Fiquei muito feliz com a nomeação do desembargador Raimundo Itamar Júnior, por quem tenho apreço, e conheço muito bem sua atuação como juiz do trabalho. Tenho certeza que o tribunal ganha muito com a sua chegada", comemora. Após leitura do juramento e assinatura do termo de posse, o novo desembargador recebeu das mãos da presidente o PIN institucional, para identificação como integrante do segundo grau da magistratura.
A cerimônia de posse contou com a presença da vice-presidente do TRT 8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho; da corregedora, desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, de demais magistrados e servidores, além dos familiares. Amigo de longas datas do magistrado, o desembargador Luis José de Jesus Ribeiro parabenizou o novo desembargador por este momento importante na sua vida, lembrando dos tempos de estudos antes da posse como juiz do Trabalho substituto.
Em seu pronunciamento, o novo desembargador agradeceu a Deus e a sua família em relato emocionado sobre os pais, e reafirmou que o TRT 8 é a sua segunda casa. "Estou muito grato por esse momento. É o resultado de um sonho, pois entrei com juiz substituto no ano de 1994. Hoje é uma emoção muito grande em estar aqui, principalmente pelo momento em que o Brasil está vivendo. Gratidão a Deus, a todos que nos ajudaram nessa caminhada. Gratidão ao povo brasileiro, a quem prestamos nós a jurisdição, e procuramos de fato prestar conta de tudo aquilo que nós fazemos. Confiamos em Deus para continuar bem servindo aqui no Tribunal", pontua o novo desembargador.
Atuação - O desembargador Itamar Júnior atuou como juiz do trabalho tanto no estado do Pará como no Amapá. Ele contou que a primeira Vara Trabalhista quando assumiu a vaga de juiz substituto foi no Amapá, em Calçoene; mas passou como substituto em Macapá e várias cidades do Pará, sul, sudoeste, baixo Amazonas, Oeste, Santarém e Marabá, na qual passou mais tempo como juiz titular de Vara. "Instalei o Fórum de Marabá, fui o primeiro diretor do Fórum Trabalhista de Marabá e criamos a primeira Central de Mandados da região em Marabá, e depois estive em cidades mais próximos, Abaetetuba, até chegar em Belém, começando pelo 4ª Vara, até a 16ª Vara do Trabalho, chegando agora ao desembargo."
Legado - O desembargador ressaltou que a Justiça do Trabalho da 8ª Região é uma região originária da criação da Justiça do Trabalho. "A construção de um legado pela Justiça do Trabalho aqui nessa região do Pará e Amapá é algo que é reconhecido nacionalmente, a gente espera poder continuar este trabalho, que é feito por gerações, por décadas. A 8ª Região tem toda uma tradição de ser levada adiante, no sentido de construir o Direito do Trabalho, dar realmente essa proteção ao trabalhador e fazer com que a sociedade seja cada vez mais justa", finaliza.
O novo desembargador foi promovido pelo critério de merecimento, e ocupa a vaga deixada em razão da aposentadoria do desembargador Herbert de Matos, e integrará a 2ª Turma de Julgamento.
Confira as fotos da posse do novo desembargador do TRT 8, Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior.