Servidores da área de segurança do TRT8 visitam o CIOP

Eles conheceram as instalações do Centro que reúne os órgãos de segurança do estado do Pará.
Equipe de segurança do TRT8 em visita ao Ciop
— Foto: ASCOM8

Servidores da Coordenadoria de Segurança (CODSE) da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá visitaram, no início deste mês, o Centro Integrado de Operações Especiais (CIOP), órgão ligado à Segup, que integra as instituições que compõem o sistema de Segurança Pública do estado do Pará.

A visita foi solicitada pelo Coordenador da CODSE, Cel PM da reserva André Cunha, para apresentar o funcionamento do CIOP, que tem importante tarefa de mediar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos de segurança. Durante dois dias, os servidores do TRT8 receberam treinamento buscando melhorar  o desempenho nesta área na 8ª Região.

Os servidores foram recebidos pelo coronel PM Francisco Gilvan Lopes da Nóbrega Júnior , atual diretor do CIOP e pela  Assessora de Controle de Qualidade, Edenice Pereira Freire.  Os dois falaram sobre a missão e o funcionamento do serviço e apresentaram os dados trimestrais do atendimento na Região Metropolitana de Belém (RMB). 

Depois da exposição, a equipe de segurança do TRT8 conheceu as instalações técnicas do Ciop e a Sala de Operações, onde funciona a central de chamados 190, que gera ocorrências de segurança pública. Também visitaram o setor onde os  militares despacham as viaturas e o serviço de monitoramento de segurança pública, que possui 215 câmeras espalhadas pela RMB.

O CIOP trabalha com três eixos: central de chamadas no atendimento 190, despacho de guarnições e vídeomonitoramento. De janeiro a março deste ano, a central de chamadas 190 recebeu mais de 270 mil chamadas (276.291), uma média de 92 mil ligações por mês, ou seja, cerca de 3 mil ligações por dia