TRT 8 participa de auditoria em acessibilidade digital
"Acessibilidade digital do Poder Judiciário" é o tema da auditoria que será realizada em todos os tribunais do país, uma ação coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e, na manhã da quinta-feira, 05, foi apresentado à presidente do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares, e sua equipe de gestores, o detalhamento das etapas que serão realizadas para levantamento dos dados no TRT8.
A Coordenadora da Auditoria do TRT8, Luciana Corrêa, explica que o objetivo da Auditoria de Acessibilidade Digital do Poder Judiciário é coletar informações sobre o tema. "Saber como está funcionando atualmente em todo o Poder Judiciário essa acessibilidade e, de posse dessas informações, e com os resultados das auditorias que as unidades de cada órgão irão realizar, será possível fazer um diagnóstico geral do Judiciário, para depois definirem políticas envolvendo esses temas".
A equipe de servidores que irá atuar na Comissão de Auditoria é formada por Rogério Lima Carneiro, Alan Sousa dos Santos e Bianca Fogaça. A Auditoria será realizada durante todo o mês de agosto, e a previsão é de que no dia 30 de setembro seja definido o Relatório Final. "A reunião de hoje foi para informar como será desenvolvido o trabalho da Auditoria de Acessibilidade Digital e contar com a colaboração de todos", pontua.
A Coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT8, juíza do trabalho Camila Afonso de Nóvoa Cavalcante, afirma que essa etapa de auditoria "é importante para verificar quais são as necessidades reais do Tribunal em relação à acessibilidade e inclusão, para que possamos tomar providências em relação às questões encontradas", pontua.
A juíza ressalta que o trabalho do TRT 8 é realizado diariamente, com os processos virtuais. "Nós precisamos ter essa acessibilidade digital para os servidores e para os jurisdicionados, é muito importante. O trabalho da Comissão é buscar garantir os direitos das pessoas com deficiência, tanto para os servidores, como para as pessoas que vêm para o Tribunal, como advogados, reclamantes e reclamados", finaliza.
Participaram da reunião Presidente, gestores da SETIN, Diretoria Geral, Ascom, Divisão de Projetos, Gestão de Pessoas e Secretária Judiciária.