TRT 8 realiza Correição Integrada com as Varas do Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região promoveu, hoje, 27, a Correição Regional de forma integrada com as Varas do Trabalho das cidades de Abaetetuba, Capanema, Paragominas, Tucuruí, Santarém, Altamira e Óbidos. A programação foi organizada e presidida pela Corregedoria Regional, que esteve representada pela Corregedora, desembargadora Mary Anne Acatauassu Camelier Medrado e pela Secretária da Corregedoria, Liliane Cohen.
A desembargadora Mary Anne Acatauassu agradeceu a participação de todas e todos e fez referências ao cenário ainda de pandemia que vivemos. "Nós do TRT8 voltamos com atendimento em 75% presencial, mas, durante a pandemia tivemos que enfrentar algumas dificuldades impostas, dificuldades para a realização de audiências virtuais, mas conseguimos superar este momento", destaca.
Durante a programação da Correição Integrada, o coordenador de Planejamento Estratégico do TRT8, Rodopiano Neto, fez um panorama das Metas Nacionais para 2021 e apresentou o planejamento estratégico do TRT8. "No Planejamento Estratégico do TRT8 para o período de 2021 a 2026, temos 10 objetivos, 18 metas e 30 iniciativas estratégicos, sendo que o TRT8 já realizou 19 dessas iniciativas. A missão do Regional é realizar a Justiça no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e fortalecimento da cidadania", explica.
Rodopiano Neto apresentou as Metas Nacionais previstas a serem cumpridas pelo Regional, entre elas: agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, aumentar o índice de conciliação e estar integrado à Agenda 2030 do Poder Judiciário, que apresenta os 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU – os ODS.
O Chefe da Seção de Projetos da COGES, Luiz Carlos Damascena, destacou a importância da ferramenta DATAJUD, que é a base nacional de dados do Poder Judiciário, e também sobre o Horus, que irá processar os dados das varas de trabalho. "A partir de 2021 todos os dados passam a ser calculados pelo DATAJUD, inclusive o IPC-Jus; taxas de congestionamento, metas nacionais etc.", detalha.
Durante a Correição foram apresentados as boas práticas realizadas por Varas de Trabalho, como a Vara do Trabalho de Tucuruí, com seu diretor Wilson Quaresma, mostrando o aumento da taxa de conciliação; o inventário de procedimentos apresentado pelo assistente da Corregedoria, Luiz Raimundo Melo; e o diretor da 1ª Vara do Trabalho de Abaetetuba, Lázaro Carvalho, que fez uma demonstração de como funciona o Assistente Virtual da Justiça do Trabalho. "Uma medida que deu certo na Vara do Trabalho de Abaetetuba, que otimiza o trabalho da unidade com poucos clicks no processo", afirma Lázaro.
Clima organizacional –A Correição também teve a reflexão importante da psicóloga do TRT8, Ursula Gomes, que comentou sobre este momento diferente que estamos vivendo de retorno ao trabalho presencial. "Estamos no momento diferente, espero que todos vacinados, podemos estar no atendimento presencial, mas o ambiente já não é o mesmo e nós não somos os mesmos. Temos que sempre cuidar do ambiente de trabalho, do clima organizacional e do cuidado com a saúde. Pois a pandemia trouxe impactos social, emocional e ambiental e nós também trazemos essas marcas, a equipe também traz. Essas evoluções demandaram adaptação para todo mundo. Fique atento para as pessoas que estão no seu ambiente de trabalho, olhar para as pessoas é muito importante", reforçou.
Mais de 90 participantes estiveram no formato telepresencial participando da Correição Integrada, entre eles: juízes titulares, substitutos, servidores, advogados. No final, a Corregedora Regional do TRT8 agradeceu a participação de todos e conclamou as Varas do Trabalho ao desenvolvimento de boas práticas de atuação, que devem ser encaminhadas para avaliação da Corregedoria.
Confira as fotos da Correição Regional Integrada aqui.