TRT8 divulga Relatório de Gestão da Ouvidoria Regional no ano de 2020

Relatório apresenta informações sobre as demandas dos canais de atendimento do TRT8
Relatório de Gestão da Ouvidoria Regional no ano de 2020
— Foto: ASCOM8

Foi divulgado pela Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, na última semana, o Relatório de Gestão do Ano de 2020, que divulga as estatísticas e dados do atendimento ao cidadão no ano passado. O relatório de 53 páginas está disponível no Portal do TRT8 e pode ser acessado por meio deste link.

Dividido em 17 capítulos, o Relatório, dentre outros assuntos, aborda a missão e os valores da Ouvidoria, suas estatísticas, contribuições para atingir resultados positivos no TRT8, e o compromisso do Tribunal com a Transparência. Para o servidor Sérgio da Cunha Feio, assistente da Ouvidoria, “o objetivo principal do relatório é dar publicidade e transparência às atividades da Ouvidoria, informar o cidadão das estatísticas e melhorias implementadas, bem como contribuir para que o cidadão conheça, cada vez mais, os serviços disponibilizados pela Ouvidoria”. Segundo a Ouvidora Regional, desembargadora Francisca Formigosa, o relatório é uma “ferramenta de grande valor para o conhecimento, pela sociedade, das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria Regional no exercício de 2020, que contempla estatísticas de atendimento, melhorias implementadas e desafios a serem superados”.

O documento é publicado anualmente, e comprovou o aumento das demandas dos canais de atendimento digitais do TRT8, devido à pandemia. O número de atendimentos anuais da Ouvidoria aumentou de 694 para 846, em uma comparação com 2019. Em maio destes dois anos, por exemplo, o uso dos serviços pelo cidadão quase dobrou: foi de 46 para 85. De todos os 846, apenas 6 foram realizados de forma presencial, e 800 foram feitos por meio do formulário eletrônico, via Portal do TRT8. Grande maioria dos registros, cerca de 96%, foram solucionados pela própria Ouvidoria ou por outras unidades ou setores que foram acionados.

Ele também comprova a satisfação dos usuários com o serviço prestado. O relatório destaca que, mesmo com a pandemia, a Ouvidoria manteve avaliação em grande maioria positiva em seus atendimentos. Foram 90,6% de usuários satisfeitos ou muito satisfeitos. A ouvidora destaca que “em um ano que trouxe enormes desafios e incertezas provocados pela pandemia de COVID-19, a Ouvidoria manteve-se firme no cumprimento de suas atribuições institucionais, prestando um valioso serviço aos cidadãos, em um momento de grande necessidade”.

Vale ressaltar que a Ouvidoria recebe diversos tipos de manifestação em seus serviços, como pedidos de informações, elogios, sugestões, reclamações, denúncias, solicitações, entre outras que sejam compatíveis com seu Regulamento. Das citadas anteriormente, os pedidos de informação e solicitações foram os mais demandados pelos cidadãos, somando, juntos, mais de 72% de todas as demandas.

Após a divulgação de todas as informações e dados referentes ao ano de 2020, o relatório lista também os resultados, melhorias e providências adotadas pela ouvidoria no referido ano. Entre elas, a disponibilização de um novo número de telefone da Ouvidoria Fácil (91 - 99234-8188); a melhoria da seção de “Perguntas frequentes - FAQ” no Portal da Ouvidoria do TRT8 (acesse o FAQ clicando aqui) e a divulgação da “Carta de Serviços ao Cidadão”, que informa os usuários sobre todos os principais serviços prestados pelo Tribunal, além de endereços e telefones (acesse aqui)

 

Ouvidoria:

 Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região é um canal de comunicação direta entre você e o Tribunal. Nosso objetivo é orientar, transmitir informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pela justiça. Atualmente, é coordenada pela desembargadora Francisca Oliveira Formigosa. A Ouvidoria é um espaço de participação social e de construção da democracia, permitindo a cooperação ativa dos cidadãos no controle da qualidade dos serviços públicos.

A existência da Ouvidoria tem como base a Constituição Federal, em seu artigo 37, parágrafo 3º - sendo, na prática, o órgão que possibilita ao cidadão a apresentação de manifestações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, tais como: Pedidos de Informação, Reclamações, Elogios, Sugestões, Denúncias e outras solicitações de competência da Ouvidoria.

 

Acesse o Relatório de Gestão da Ouvidoria Regional no ano de 2020 aqui.