TRT8 encerrou ciclo de reuniões para aplicação do Plano de Logística Sustentável 2021-2026
Até o final de 2021 o novo Plano de Logística Sustentável do TRT8 deve ser elaborado para orientar as atividades do tribunal no campo da sustentabilidade, observando as diretrizes dadas pelo Conselho Nacional de Justiça. Para realizar a atualização do atual Plano de Logística Sustentável (PLS), a Comissão Ambiental realizou um ciclo de reuniões preparatórias entre os dias 18 a 25 de agosto, que contou com a participação de gestores dos setores do TRT8 responsáveis pela definição de plano de ação e monitoramento dos indicadores do PLS, que serão monitorados até 2026, quando será realizado novo PLS.
O ciclo de reuniões foi realizado para ampliar o debate acerca dos resultados obtidos com o PLS anterior, bem como das medidas a serem tomadas nessa nova etapa, a fim de utilizar insumos e materiais de forma mais eficiente. No dia 18 de agosto, iniciou com a Coordenadoria de Manutenção e Projetos (COMAP), abordando o objetivo de adotar critérios de sustentabilidade e acessibilidade em obras, reformas e manutenção predial, além disso, para debater junto com a COMAP sobre a água e esgoto e energia, participou a Divisão de Manutenção e Instalações Prediais, de Obras e Projetos de Engenharia (DIMOP), estabelecendo padrões de consumo sustentáveis para eliminar o desperdício, e reduzir, até 2026, 20% do consumo com energia elétrica.
Os dois setores, junto com a Coordenadoria de Saúde (CODSA) e a Seção Socioambiental (SEAMB), abordaram a gestão de resíduos, com práticas e orientações para destinação dos resíduos gerados, para redução. Enquanto a Coordenadoria de Segurança Institucional (CODSE) está com o intuito de aperfeiçoar a governança das contratações nos serviços de vigilância, reduzir o consumo do diesel e gasolina, buscando a redução de nossa contribuição para aumento do efeito estufa, e, para finalizar as reuniões do primeiro dia, a Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN), junto com a Divisão de Gestão e Fiscalização (DIGEF), abordaram o alinhamento das práticas e processos internos aos critérios de sustentabilidade, até 2026.
O segundo dia de reuniões aconteceu no dia 19 de agosto, com a participação da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP), da Assessoria de Desenvolvimento Pessoal (ASDEP), Escola Judicial (Ejud), Assessoria de Cerimonial e Eventos (ASCER) e Coordenadoria de Saúde (CODSA), que tiveram a oportunidade de debater sobre princípois de qualidade de vida, com o propósito de aumentar a participação de magistrados(as) e servidores(as) em ações que busquem a promoção de qualidade de vida, por sua vez, os mesmos alinharam programas de sensibilização e capacitação.
Por fim, no último dia, 25 de agosto, com participação da Coordenadoria de Material e Logística (COMAT) e junto a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), foi definida a redução de 15% no consumo de papel, do consumo de água envasada até 50%, assim como zerar o consumo de copos descartáveis até 2026.
O objetivo é a elaboração e aprovação do Plano de Logística Sustentável 2021-2026 até final de novembro, com a observação do disposto nas Resoluções 400/2021 e 401/2021, do CNJ.
Confira o Relatório de Desempenho do Plano de Logística Sustentável https://www.trt8.jus.br/sites/portal/files/roles/assessoria-de-comunicacao/noticias-2021/relatorio_de_desempenho_2020_final_1.pdf
Acesse o Plano De Logística Sustentável 2016-2020 https://www.trt8.jus.br/sites/portal/files/roles/socioambiental/pls_res_54_2016_trt8.pdf