TRT8 recebe exposição “Ciclos Urbanos” na Semana do Servidor

A exposição realizada pelo artista visual EME começa no dia 27 e segue até novembro
A imagem mostra três obras de arte do artista EME, à direita da imagem está a pintura de um profissional que vende coco e outros
— Foto: ASCOM8

Em comemoração ao dia nacional do Servidor Público (28), o Tribunal Regional da 8ª Região realizará diversas atividades na Semana do Servidor, como maneira de homenagear todos os servidores e servidoras que atuam na Justiça do Trabalho. Além de um pocket show de contação de histórias com a cantora Lia Sophia e um brunch com participação musical do servidor Diego Valdez, a programação também conta com a exposição “Ciclos Urbanos” do artista visual EME, com abertura prevista para ocorrer na manhã do dia 27, quarta-feira, no Espaço Cultural do TRT8.

A exposição tem como objetivo retratar o trabalho cotidiano sobre duas rodas, é o que afirma o artista da exposição, EME (@astroamazonico). “São 29 trabalhos, alguns deles inéditos, e falam desse cotidiano de trabalhadores que passam maior parte do seu tempo na rua se dedicando ao trabalho ligado a algum mecanismo que se utilize de rodas. Muitas das vezes bicicletas ou pequenos carros que servem, também, como apoio pra eles trabalharem. Então a relação que existe entre o Tribunal do Trabalho com o meu próprio trabalho em si é justamente a simplicidade de pessoas que desenvolvem o seu trabalho no cotidiano na rua.” A curadora da exposição, Renata Maués também fala sobre a mostra de arte e como é desafiador exercer a sua curadoria. “Sempre é um novo desfio, um trabalho diferente com um olhar diferente, mesmo que se aproxime de temáticas que o artista já vem tratando na sua trajetória há algum tempo, como essa temática do modal cicloviário sendo um olhar urbano pra cidade, pra mobilidade urbana e pras questões ligadas ao ciclo laborioso através da bicicleta ou dos modais ligados as duas rodas”.

Para Renata Maués, curadora da exposição, essa é uma oportunidade única de trazer o trabalho informal realizado nas ruas da cidade para dentro dos portões do serviço público. “As nossas expectativas são as melhores. Aumentar a parceria com o público que já acompanha e criar um novo canal de comunicação através das plataformas ligadas ao Tribunal Regional do Trabalho. E tem uma questão sendo levantada, a informalidade. Para que seja vista por esses servidores públicos com o objetivo de gerar, suscitar esse pensamento de 'quem sou?' ou 'quem somos?', 'quem é o trabalhador urbano?', quem é a pessoa que habilita a sua vida todo dia quando o sol nasce ou se põe na sua cidade através daquilo que sabe fazer”, afirma a curadora.

 

Serviço: Exposição “Ciclos Urbanos”

Data: 27 de outubro 

Hora: A partir 11:00 (seguindo o horário de funcionamento do Tribunal)

Local: Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa