Ação Sustentabilidade em Rede reuniu equipes do Judiciário Paraense na Praça Brasil
Quem veio no sábado, 11, pela manhã na praça Brasil teve a oportunidade de conferir e desfrutar de diversos serviços de cidadania, saúde, educação ambiental ofertadas pelas equipes que integraram o projeto Sustentabilidade em Rede.
Encabeçado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, o evento ofereceu à população, vacinação contra a Covid, Influenza e Tríplice viral; orientações sobre as eleições 2022 com a demonstração da nova urna eletrônica; atendimento à saúde com a aferição da pressão arterial, verificação da glicose, emissão de documentos como CPF e RG e adoção de animais de forma responsável.
O pedagogo Rafael Chaves, 34, aproveitou para tirar a terceira via da carteira de identidade. "Eu vim aproveitar a oportunidade aqui no evento de hoje para tirar a terceira via da identidade. O atendimento está sendo muito bom, pois a Defensoria Pública está possibilitando ao cidadão para quem não trouxe a foto 3x4 e também a cópia dos documentos, tudo pode ser feito aqui no caminhão da Defensoria", comemora.
Na área da saúde, os servidores do Tribunal de Contas do Municípios do Pará, por meio do Espaço Vida, ofereceram bem estar ao público com orientações sobre hipertensão e glicemia, além de ofertar sucos orgânicos. O Tribunal de Justiça do Pará disponibilizou a vacinação contra a covid 19, influenza e tríplice viral, além de divulgar ações desenvolvidas pelo TJE, como explica a coordenadora do Núcleo Socioambiental do TJE, Evelise Rodrigues. "Nós trouxemos a exposição permanente Ver de perto, que mostra o uso dos materiais e fechamento de vida dos produtos. Apresentamos materiais que utilizamos de forma sustentável no Tribunal, como os blocos feitos a partir do reaproveitamento de material de expediente, campanha das canetas, tudo que podemos utilizar de forma sustentável", pontua.
O grupo Mundo Azul, que reúne mães de crianças e adolescentes com Autismo, esteve presente na praça com uma ação educativa e de acolhimento. O grupo atua com mais de 400 mães em que são empoderadas, acolhidas e recebem orientações sobre saúde e direitos. A juíza do Trabalho, Camila Nóvoa, que integra o grupo e coordena no TRT-8 a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, afirma que "o grupo Mundo Azul é importante em várias sentidos para nós como mães, é um grupo de apoio. Quando o grupo vem a uma ação, o Mundo Azul faz conscientização, explica sobre o autismo, fala sobre os tratamentos, enfim, conhecimento é poder. Quanto mais a gente conhece, menos preconceito a gente tem", observa.
Para a juíza do trabalho, Roberta de Oliveira Santos, que preside a Comissão Permanente de Gestão Ambiental, a Semana da Responsabilidade Socioambiental foi um sucesso com a participação do público externo e interno em todos os eventos. "Hoje, aqui na praça, a sociedade atendeu o nosso convite e está usufruindo. É uma forma do Tribunal colaborar com a concretização da cidadania, cidadania também é sustentabilidade. Uma sociedade só cresce de forma sustentável quando é garantida a cidadania para todos os indivíduos. Essa é a terceira Semana de Responsabilidade Socioambiental, que realizamos anualmente no mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 05 de junho", finaliza a magistrada.
O desembargador do TRT-8, Raimundo Itamar Lemos, parabenizou a organização do evento Sustentabilidade em Rede. "Eu quero parabenizar a gestão do tribunal e todos os que estão organizando esse momento de cidadania. É um canal de acesso à população para as pessoas que realmente estão precisando de expedição de documentos e serviços. É importante que o Tribunal também dê a sua contribuição para que as pessoas tenham acesso ao seus direitos, como carteira identidade, são documentos importantes para o exercício da cidadania", explicou.
A Ação Sustentabilidade em Rede contou com o MPT, TJPA, TRE, TCM, Defensoria Pública, UEPA, Unama, Sicoob e Prefeitura de Belém.
Confira aqui as fotos do evento.