Agentes da Polícia Judicial do TRT-8 recebem nova identificação funcional com QR Code
Os 93 servidores que atuam na função de Agente da Polícia Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT-8 PA/AP) estão utilizando a nova identidade funcional, onde constam dados pessoais e profissionais e o QR Code com todas as informações dos agentes de polícia judicial. A ferramenta tecnológica foi criada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT-8, que desenvolveu o ID-TJ, solução para a criação do QR Code de identificação do agente e impressão na carteira funcional.
O trabalho realizado pela Setin atende ao disposto na Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 380, de março de 2021, que institui em âmbito nacional um conjunto de identificação padrão dos Agentes da Polícia Judicial do Poder Judiciário e do documento de autorização do porte de arma de fogo institucional.
O Coordenador de Segurança Institucional do TRT-8, André Cunha, afirma que o TRT-8 vem cumprindo a medida do CNJ e viabilizou as novas carteiras de identificação e portes de arma, que demonstra a transformação do agente de segurança em agente de polícia judicial do Poder Judiciário.
Ele destaca a importância deste documento de identificação do agente da polícia judicial. "A carteira de identidade tem validade em todo o território nacional e tem esse avanço tecnológico, pois apresenta no verso o QR Code, que é muito importante. Como, por exemplo: o servidor vai ao embarque no aeroporto e para confirmar seus dados para o agente federal, basta fazer a leitura do QRCode com o seu celular e ele já vai remeter imediatamente para a base de dados do TRT-8 e vai comprovar que aquele servidor é servidor do órgão. Com essa ferramenta permite a identificação inequívoca", pontua.
A iniciativa da criação do QR Code para a carteira de identificação do Agente da Polícia Judicial foi publicada na plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário, Connect-Jus, voltada ao compartilhamento de Iniciativas, Projetos e Ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.