e-Carta é o novo serviço do TRT-8 para dar mais celeridade nas notificações judiciais

O serviço gerará redução de gastos para o Tribunal.
Imagem de divulgação do Sistema e-Carta que esta seno implato no TRT-8
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) implantou, desde o dia 4 de abril, o Serviço e-Carta. O novo serviço está disponível somente para as correspondências geradas no PJe (Processo Judicial Eletrônico), e tem o objetivo de dar mais celeridade no envio de documentos oficiais a seus destinatários. A correspondência é impressa em papel A4 e envelopada nos Correios. O e-Carta foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC) e já está sendo utilizado por Tribunais Regionais do Trabalho. 

As unidades do Tribunal, como as Varas do Trabalho, gabinetes de desembargadores e as secretarias de turmas podem utilizá-lo livremente para o envio de multas, intimações e citações, com a garantia da integridade, confidencialidade e autenticidade das informações enviadas. Os usuários externos podem consultar as correspondências.

Para o assistente de gestão do sistema PJe-JT, Herbet Pereira da Silva, a nova plataforma, que já está disponível para uso pelas unidades do tribunal desde do dia 4 de abril, trará benefícios aos servidores e ao Tribunal. “O e-Carta trará uma grande economia para o tribunal, pois eliminará a impressão de correspondências para os Correios, além de trazer mais celeridade quanto à confirmação do comunicado”, pontuou. 

Para utilizá-lo, basta acessar o link ao lado e logar com as credenciais da rede do tribunal: https://pje.trt8.jus.br/eCarta-web/, já para os usuários externos, a consulta se encontra no endereço: https://pje.trt8.jus.br/eCarta-web/pub/consultarProcesso.xhtml.

Serviço: 

Novo sistema para envio de notificações judiciais - e-Carta 

Público-alvo: interno e externo

Link de credenciamento de rede

Link para consulta de usuário externo   

Link do manual do usuário para utilização do e-Carta.

Histórico do projeto

09/02/2022 - início do projeto piloto em 3 unidades judiciárias  

5a. Vara de Belém, 1a. Vara de Abaetetuba e Gabinete do  Desembargador Paulo Isan 

04/04/2022 - acessível a todas as Varas do Trabalho

08/04/2022 - liberado para as unidades judiciárias do 2º Grau 

07/06/2022 - publicada consulta para que o público externo acompanhe o trâmite nos Correios dos os expedientes dos processos do PJe.