Ejud8 tem nova diretoria para o biênio 2022-2024

Eleição ocorreru na sessão do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
Arte de divulgação
— Foto: ASCOM8

A desembargadora Francisca Oliveira Formigosa é a nova diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). A votação ocorreu durante a Sessão do Tribunal Pleno, na segunda-feira (17), na sede do Tribunal. 

Durante a Sessão, foram escolhidos também o vice-diretor, o juiz do Trabalho Otavio Bruno da Silva Ferreira, e os conselheiros do segundo grau, desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, desembargador Walter Roberto Paro e o desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior. Também foram escolhidos os conselheiros do primeiro grau, juíza do Trabalho Claudine Teixeira da Silva Rodrigues, juíza do Trabalho Bianca Libonati Galucio e o juiz do Trabalho Avertano Messias Klautau. 

A nova presidente da Escola Judicial lembrou dos trabalhos já desenvolvidos e agradeceu pela aprovação por aclamação dos desembaragdores. "Agradeço aos pares pela confiança! Farei tudo para honrar o belíssimo trabalho dos meus antecessores e cumprir as decisões emanadas da Enamat", refletiu a desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, nova diretora da Ejud8.  

O desembargador José Edílsimo Eliziário Bentes declarou felicitações à atual gestão da Escola, com destaque às atividades que foram desenvolvidas e desejou  sucesso para a nova gestão. “Parabéns ao diretor da escola, desembargador Walter Paro, por este período que está à frente da escola, que é auxiliado pela desembargadora Nazaré Rocha. Todos nós reconhecemos que foi um trabalho com dedicação e qualidade  tão importante para a formação dos magistrados da 8ª Região.  Meus parabéns para a nova diretora, desembargadora Formigosa, com uma excelente carreira, com todo o trabalho, denodo e dedicação à magistratura vai fazer uma atuação excelente na Escola Judicial da 8ª Região”, parabenizou o desembargador.

“A escola tem tudo a ver com as metas que são colocadas pelos Tribunais superiores, CSJT, CNJ, com os programas internos e com a gestão do Tribunal. Nós trabalhamos de forma sincronizada e sistêmica, então seria importante essa conscientização de aumentar  o número de participantes, para que houvesse compromisso e essa visão maior, tendo em vista  em trazer uma posição de destaque para o nosso TRT da 8ª Região, na projeção nacional”, destacou o atual diretor da Ejud8, desembargador Walter Paro. 

Histórico -  A desembargadora Francisca Oliveira Formigosa é paraense de Vila Urucuzal, Município de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó. É diplomada em Direito pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (CESEP) (1977-1980), e em Licenciatura Plena em Letras e Artes (1977-1980), pela Universidade Federal do Pará. Possui cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Direito Social e da Empresa (Créditos), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na magistratura - Ingressou na Magistratura Trabalhista através de Concurso Público para Provimento ao Cargo de Juiz do Trabalho Substituto, tomando posse em 15 de outubro de 1985. Foi Juíza Substituta até fevereiro de 1990, quando foi promovida a Presidência da Junta de Conciliação e Julgamento de Óbidos, onde permaneceu até dezembro de 1992, e, após, presidiu a JCJ de Santarém no período de janeiro de 1993 até março de 1996. Em 4.3.1996 foi promovida, por critério de merecimento, ao Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, integrando a E. 4ª Turma, onde assumiu a presidência a partir de 10.3.97, em virtude da convocação do Exmo Juiz Georgenor de Sousa Franco Filho para compor o "quorum" do C. TST. Foi eleita presidente da E. 4ª Turma para o biênio 1999/2000. Integra, ainda, o Tribunal Pleno e a Seção Especializada do Egrégio Regional. Foi eleita Vice-Presidente do E. Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, para o período de 04/12/2006 a 04/12/2008. Foi eleita Presidente do E. Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, para o período de 05/12/2008 a 03/12/2010.

 

#ParaTodosVerem: Foto da desembargadora Francisca Formigosa, mulher branca, com cabelos curtos de cor castanho. Está sentada em uma cadeira preta. Está usando máscara cirúrgica de cor branca. Está vestindo toga com preta. Na sua frente, um computador e um microfone, e uma placa de cor vermelha com o texto “Francisca Formigosa". Ao seu lado direito está um homem branco, de cabelos e barba grisalha.