Exibição do filme Pureza é um dos destaques da Semana da Responsabilidade Socioambiental nesta quarta-feira, 08
O filme brasileiro Pureza será exibido nesta quarta-feira, 08, às 14h, dentro da programação da 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental do TRT-8. A produção cinematográfica contou com atores paraenses e a gravação foi realizada na cidade de Marabá, e conta a história real de Pureza Lopes Loyola, que, no período de três anos, desafiou todos os perigos para encontrar seu filho e se tornou um símbolo do combate ao trabalho escravo.
No filme a atriz paraense Dira Paes interpreta Pureza, que sai em busca do filho interpretado pelo ator Matheus Abreu. O filho ficou desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Neste percurso de procura pelo filho, Pureza encontra um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela se emprega em uma fazenda onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Pureza escapa da fazenda e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.
O enredo traz à tona uma realidade cruel do trabalho escravo ainda tão presente no dia a dia das pessoas.
O filme Pureza teve o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região e de diversas entidades voltadas ao combate do trabalho análogo à escravidão, como: Grupo de Erradicação do Trabalho Escravo, Comissões Estaduais de Trabalho Escravo de vários estados do Brasil, Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho.
Uma produção de Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento, com direção de Renato Barbieri, produção de Marcus Ligocki Jr.
Serviço: Exibição do filme Pureza
Quando: 08 de junho de 2022 (Quarta-feira)
Hora: 14h
Local: Auditório Aloysio da Costa Chaves – prédio sede do TRT-8
Realização: TRT-8 e AMATRA8