Judiciário Fraterno leva qualidade de vida para as famílias
Os mais de 30 alunos, responsáveis e servidores da Escola Estadual Euclides da Cunha tiveram um dia diferente e bem produtivo na última quarta-feira, 23. Todos participaram de oficinas do projeto Judiciário Fraterno, do TRT-8, que recebeu o gastrônomo e voluntário do projeto, Raul Moreira. Ele foi o facilitador das oficinas de massa e reaproveitamento de alimentos.
Voluntário do projeto há cinco anos, Raul Moreira conta que a oficina ensina o reaproveitamento integral dos alimentos. "O curso mostra que nós desperdiçamos muitos alimentos jogando fora, por exemplo: a casca da banana, casca da manga, casca da melancia e casca do mamão. Eu pego todos esses produtos e digo 'Gente, parem de descartar, vamos utilizar essas cascas nos alimentos'. Eu faço a preparação de carne com casca de banana, um frango refogado com casca de melancia, casca de manga e casca do mamão e também um arroz de talo, aqueles talos que jogam fora, o talo da couve, o talo do cheiro verde, o talo da cebolinha, o talo da chicória e o talo de jambu", explica.
O gastrônomo acrescenta ainda que a maior parte das vitaminas dos alimentos estão na casca. "Nós desperdiçamos uma informação nutricional muito grande, por exemplo: a banana tem a maior quantidade de potássio na casca e a casca da banana ela é essencial até para você reduzir o colesterol".
Quando questionado sobre este momento de troca e interação com as mães dos alunos, Raul Moreira comemora que toda oficina é uma troca de conhecimentos culinários. "Uma troca maravilhosa. Eu expliquei pra elas muitas preparações e elas já conheciam outras, então eu absorvi o conhecimento e consegui repassar o conhecimento. É sempre muito gratificante essa troca, primeiro estamos aqui doando nosso tempo para fazer o serviço de forma solidária", finaliza.
As mães Mara Silva do aluno Marlon, e Liliane Silveira, da Nicole, comemoraram em estar aprendendo tudo sobre reaproveitamento de alimentos. "Com toda a certeza o aprendizado do reaproveitamento de alimentos vai ajudar muito na minha casa", afirma Mara Silva.
A merendeira da Escola, Michele de Oliveira, participou dos dois momentos de aprendizagem com o gastrônomo Raul Moreira e afirma que já pode colocar no cardápio da escola. "Estou feliz com essa oportunidade e que venham mais oficinas para a gente aprender ainda mais".
A diretora da Escola Estadual Euclides da Cunha, Adriana Gonçalves Ribeiro, agradeceu o trabalho do projeto Judiciário Fraterno na escola. "É uma grande emoção essa parceria com o Tribunal Regional do Trabalho, motivando o nosso trabalho. Nós sabemos das dificuldades que os alunos da escolas públicas têm, e nossos alunos sendo beneficiados com esses materiais escolares, nós só temos a agradecer a parceria", conclui, comentando sobre a entrega dos kits escolares angariados na campanha do Círio, realizada na escola no decorrer da programação.
Os 30 alunos da escola pública também participaram da oficina de massa, onde aprenderam a fazer macarrão e depois saborearam o prato. O aluno do primeiro ano, Gustavo Matos Assis, de 6 anos, estava feliz com o conhecimento adquirido. "Eu aprendi a fazer macarrão. É um pouco difícil, mas vou poder ajudar minha mãe em casa".
Incentivo à Leitura – No Campus da Universidade da Amazônia, localizada no município de Ananindeua, zona metropolitana de Belém, os alunos das Escolas Estaduais Álvaro Adolfo da Silveira, Maria Encarnação de Araújo, Paraense, São Judas Tadeu participaram de uma palestra com o tema: "A importância da leitura", tendo como facilitadora a Reitora da Unama, professora Maria Betânia Fidalgo Arroyo.
A reitora da Unama estava muito feliz em receber os alunos do projeto Judiciário Fraterno. "Estamos muito felizes, é um projeto que a Unama abraçou desde o início que a desembargadora Zuíla e a juíza do trabalho, Vanilza Malcher nos trouxeram. Sempre dizemos sim para as magistradas, porquê combater o trabalho infantil é uma questão social importante, e este dia é especialíssimo, pois entregar os Kits para as crianças e adolescentes de três escolas, simbolicamente representa o Sim ao estudo, a aprendizagem e hoje falei de forma muito carinhosa de uma obra infantil minha e da importância da leitura, de estudar e sobre caridade. Estou muito feliz e honrada que pelo TRT-8 a pessoa veio aprender neste dia. Quem mais aprendeu fui eu", comemora.
A reitora da Unama finaliza com a seguinte mensagem. "Precisamos colocar desde a infância conceitos para que eles entendam o papel social de nós construirmos uma sociedade do bem sem trabalho infantil. E lugar de criança é na escola, brincando, estar com a família e sendo saudável no dia a dia dela".
#ParatodosVerem: Foto 01- Fotografia em ambiente fechado, que traz uma mulher de cabelos negros e amarrados, que usa blusa preta e short jeans e um homem branco alto, com barba, vestido com blusa branca de mangas compridas, e uma bandeira do Brasil envolvendo a cintura.
Foto 02 - Fotografia em ambiente fechado, onde alunos, professores e gestores estão felizes com os Kits Escolares.