Justiça do Trabalho da Oitava Região retoma a Itinerância 2022
No Amapá, as cidades de Pracuúba, Calçoene, Amapá, Itaubal e Macapá recebem magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região dentro do projeto Itinerância 2022, que inicia nesta segunda-feira, 14 de março.
O projeto será realizado no período de março a dezembro deste ano, atingindo 12 municípios do Estado do Amapá. Segundo o juiz do Trabalho, Jonatas dos Santos Andrade, titular da 5ª Vara do Trabalho de Macapá, o objetivo é garantir o acesso à Justiça do Trabalho pela ampliação do atendimento presencial e virtual dos canais de atendimento digital do Fórum Trabalhista de Macapá. "A estimativa de atendimento é de cerca de 1,5 mil processos e aproximadamente três mil pessoas em 2022", detalha.
Ele recorda que em 2021 as ações ocorreram apenas no segundo semestre em função da pandemia. "Realizamos cinco jornadas abrangendo a região da capital, dos municípios do Amapá e Oiapoque, além da região das ilhas. Todos os servidores da Justiça do Trabalho estão empenhados neste projeto e para 2022 iremos realizar o dobro de ações/semanas, 10(dez), atendendo todos os municípios da jurisdição do Amapá", comemora o magistrado.
Realização pessoal – O técnico judiciário lotado na 5ª Vara do Trabalho de Macapá há quatro anos, Paulo Antunes, relata que está ansioso para este trabalho importante da JT8. "As expectativas são positivas e grandes, pois desenvolvemos um papel muito importante, que é garantir o direito constitucional de acesso à justiça aos jurisdicionados, independentemente da localidade a equipe está determinada a cumprir esse mandamento, proporcionando não apenas acesso à justiça, mas uma justiça satisfativa às partes", pontua o servidor.
Ele conta que todos os materiais e acessórios estão prontos, assim como a equipe formada, aguardando o dia para retomar a itinerância neste ano de 2022.
Os magistrados e servidores que atuam no projeto tem um sentimento de satisfação e alegria em participar de um projeto que favorece vários setores sociais. "Além disso, a atuação da Justiça Itinerante contribui para o agigantamento da Justiça do Trabalho, pois em meio a tantos fatores negativos que estão acontecendo, continuamos presentes e ainda mais fortes. Esse espírito de justiça social envolve a equipe muito em razão da Liderança feita pelo Dr. Jonatas Andrade. Um Juiz exemplar e dedicado ao seu propósito. Sempre atuando como um Juiz que observa as mudanças sociais e econômicas, pois são imprescindíveis para a formação de uma decisão justa ao processo. Somos gratos por trabalhar com esse tipo de liderança", conclui o servidor judiciário.
Os órgãos parceiros no projeto da Justiça Itinerante são: TJAP, MPF, MPT, INSS, SIAC, CEF,BB, Conselho Tutelar, SRTE e MTE.
Serviço: Justiça Itinerante do TRT8
Período: 14 de 18 de março de 2022
Municípios: Pracauúba, Calcoene, Amapá, Itaubal e Macapá