Justiça do Trabalho em Santarém realiza ação de combate ao trabalho infantil
A 2ª Vara do Trabalho de Santarém, no Oeste do Pará, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e com a Prefeitura Municipal de Santarém, realizou, no dia 30 de agosto, em Alter do Chão, na Escola Indígena Borari, palestra de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil. “Estamos organizando um cronograma de visitas em escolas identificadas próximas ao maior foco de trabalho infantil", destacou a juíza do Trabalho Giovanna Corrêa Morgado Dourado, diretora do Fórum Trabalhista de Santarém.
As ações serão desenvolvidas durante todo o segundo semestre de 2022. Durante a realização Festa Çairé, com o Festival dos Botos, que este ano será realizado de 15 a 19 de setembro, há um aumento de movimento nas praias nessa época do ano e encontra-se crianças em situação de trabalho infantil. “Essas ações são de fundamental importância porque o Juíz do Trabalho pode ir além do seu gabinete e estar mais perto da sociedade e, assim, juntar forças para combater uma das maiores mazelas da nossa sociedade, que é o trabalho infantil. Infelizmente é uma realidade ainda muito presente na nossa sociedade, e quanto mais esclarecimentos levarmos para essas crianças, maiores chances para elas terem um novo horizonte, maior será a esperança de um futuro melhor para essas crianças”, reforçou a magistrada.
A equipe formada por servidores da 2ª VT de Santarém, da Semtrans e do Cras de Alter do Chão, fizeram visita nas salas de aula com a finalidade de conversar com as crianças, trocando ideias e também buscando a conscientização dos estudantes e da comunidade escolar. “Quando perguntava se alguma criança trabalhava, algumas levantavam a mão lentamente e outras me olhavam profundamente nos olhos. Meu Deus! Olhares que jamais esquecerei”, ressaltou a diretora do Fórum Trabalhista de Santarém.
Na ocasião, além da juíza do Trabalho, também participaram a secretária Municipal da Semtras, Sandra Santana, a coordenadora da Proteção Social Especial, Glaucya Fiori, e servidores da pasta.
#ParaTodosVerem: Grupo de pessoas em uma escadaria. No degrau de cima, cinco pessoas. Na primeira fileira, em ordem, mulher branca com cabelos claros e presos, à sua esquerda jovem rapaz de cabelos escuros curtos, usa óculos e camisa preta, seguido por uma mulher de meia idade com cabelos escuros longos e franja acima dos olhos, usa óculos e camisa azul. Ao seu lado, mulher branca de cabelos escuros e longos partidos ao meio, veste camisa azul. Por fim, mulher branca de cabelos escuros com as pontas descoloridas, veste camisa azul. No degrau abaixo, em ordem, mulher branca de cabelos loiros longos, veste camisa azul escura e calça branca, à sua esquerda mulher branca veste vestido branco e florido e sapatos altos pretos, ao seu lado, duas mulheres brancas de cabelos escuros e longos, seguram um cartaz. Por fim, homem de cabelos pretos e curtos, veste uma camisa laranja e calça jeans escura.