Ministro do TST participa de programação do TRT-8 no Círio 2022
A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), estará com ações de combate ao trabalho infantil nas escolas que ficam no percurso do traslado para Ananindeua, nesta sexta-feira, 07 de outubro, na Basílica Santuário de Nazaré e na Unama BR.
As atividades contam com a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Evandro Valadão, coordenador nacional do programa de combate ao trabalho infantil do TST, que acompanhará o traslado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua, e também das coordenadoras regionais da Comissão, a desembargadora Zuíla Dutra e a juíza do Trabalho Vanilza Malcher.
Sábado - Trasladação para a Igreja da Sé - Pelotão da Campanha - Concentração às 16:30h, em frente à Sede do Clube do Remo, na Av. Nazaré (todos vestidos com a camisa da campanha ou com camisa branca, que receberá adesivo da campanha na ocasião). Encerramento do pelotão da Campanha na Praça dos Estivadores, para a foto oficial.
Comissão - A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) para o Círio 2022, está com o tema: "Maria, Mãe e Mestra, desperta nas crianças e nos adolescentes o interesse pelo saber e pela educação transformadora de suas realidades".
Segundo a desembargadora Zuíla Dutra, o Ministro vem conhecer de perto a campanha Círio de Nazaré do TRT-8. “Essa campanha não é mais do TRT da Oitava Região, é uma campanha da Justiça do Trabalho em face dos resultados conseguidos desde 2015. A cada ano essa iniciativa é maior, e tem aceitação da sociedade cada vez mais, pois percebem a seriedade desse trabalho e dessa luta no combate ao trabalho infantil. Entendemos se nós queremos uma sociedade melhor precisamos investir na infância e na educação”.
A meta inicial era cinco mil kits e já ultrapassamos a meta, e agora a nova meta é de 10 mil kits escolares que serão distribuídos para 65 escolas públicas.
Há 8 anos, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região vem desenvolvendo grande Campanha contra o trabalho infantil durante a festividade do Círio de Nazaré, contando, por adesão, com as parcerias institucionais do Ministério Publico do Trabalho (MPT) e FPETIPA, além da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário e Diretoria da Festa de Nazaré; sempre visando não só conscientizar a sociedade sobre os males do trabalho infantil, mas também promover outros benefícios mais imediatos para crianças e adolescentes de nossa região.
Diante dos resultados obtidos, esta ação foi declarada como ação oficial da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), deste 2017.
Cronograma:
7/10 - Sexta-feira
6h - Início da Campanha, no Traslado Belém-Ananindeua, com a participação do Ministro do TST Evandro Valadão, Coordenador da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho - Saída da Basílica Santuário, participação das Escolas Públicas e Comunidades nos respectivos pontos, no percurso do traslado (de Belém e Ananindeua)
18h - Inauguração das Luzes dos prédios da Justiça do Trabalho (Fórum Trabalhista de Belém e TRT8)
08/10 - Sábado
6h - Romaria Rodoviária, participação das Comunidades da Augusto Montenegro nos respectivos pontos, no percurso da Romaria (de Ananindeua a Icoaraci)
16h30 - Trasladação para a Igreja da Sé - Pelotão da Campanha - Concentração às 16:30h, em frente à Sede do Clube do Remo, na Av. Nazaré (todos vestidos com a camisa da campanha ou com camisa branca que receberá adesivo da campanha na ocasião). Encerramento do pelotão da Campanha na Praça dos Estivadores, para a foto oficial.
09/10 - Círio
Distribuição de ventarolas da Campanha - Encerramento do Círio com caminhada até a Praça Santuário, portando a Faixa da Campanha.
#ParatodosVerem: Homem branco com os olhos claros, cabelos escuros e curtos e sorrindo. Veste paletó preto, com camisa branca por dentro e gravata preta com listras brancas e o pin do Tribunal Superior Eleitoral