Mulheres e jovens do bairro do Benguí participam da Semana do Judiciário Fraterno do TRT8
Despertar o desejo de transformação na vida de jovens e adultos é um dos objetivos do projeto Judiciário Fraterno do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (PA/AP) que chega com uma semana de programação intensa no bairro do Benguí, em Belém.
A Escola Florestan Fernandes recebeu, no dia 25, a palestra de abertura proferida pela desembargadora Maria Zuíla Dutra, gestora do programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo de Aprendizagem do TRT-8 na qual falou sobre os mitos do Trabalho Infantil.
A magistrada estava muito feliz pela repercussão do projeto que começou em março. "Estamos com ações semanais em bairros distintos de Belém, inclusive nós também tivemos uma ação do projeto na Ilha do Marajó. Queremos levar cursos de formação para adolescentes e jovens. Eles que elegem o que eles querem aprender e também para as mães, mulheres, responsáveis por essas crianças e adolescentes", pontua.
O Judiciário Fraterno foca em ter as crianças concentradas na escola, pois é o único caminho que eles tem para reescrever a sua história de vida. "Quando fazemos a aplicação do Judiciário Fraterno em cada bairro, nós promovemos um encontro para explicar o que é o projeto, falar da justiça do trabalho, programas envolvidos e a partir daí começamos a ouvir os desejos deles. É isso que eu acho legal no projeto podermos contribuir para realizar esses desejos, que são desejos de transformação. Queremos transformar a sociedade a partir da base, esse é o nosso propósito", finaliza a desembargadora Maria Zuíla Dutra.
Sonhos – A dona de casa Mara Lúcia Favacho da Silva, 44 anos, é uma das mães que está realizando o seu sonho a partir do Judiciário Fraterno. "Achei maravilhoso ter essa oportunidade de poder aprender a tocar violão, um sonho de infância. Sempre priorizei meus filhos, e agora com 44 anos, não restou dúvidas que iria aproveitar essa oportunidade. Também estou fazendo o curso de corte e costura", comemora.
A estudante Kamylle Vitória Dias Gonçalves, 15 anos, está participando do curso de informática e afirma que por meio do projeto está aprendendo atividades que irão ajudar no seu futuro profissional.
Um dos momentos marcantes foi o depoimento do Andrey Campos Oliveira, 24 anos, que foi afilhado do Projeto Padrinho-cidadão e afirma que participar das palestras do projeto mudou a sua vida. "Eu trabalhava no sinal, em obras e graças o TRT-8, as portas se abriram para mim. E pude entender que a educação é o caminho. A educação dá um norte, muda a vida, faz com que os jovens e adolescentes possam ter novos pensamentos diante de futuro. Hoje sou fruto deste trabalho. Trabalho no meu bairro de carteira assinada e pretendo cursar uma faculdade de Engenharia civil ou administração".
Participaram da programação de abertura, as juízas do trabalho, Léa Sarmento, Ádria Lena Furtado e Vanilza Malcher, gestora do programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo de Aprendizagem, além da assistente social do TRT8, Thamiris Leite.
Confira a programação de Cursos da Semana do Judiciário Fraterno
- 25 a 29/04/2022 - (segunda-feira a sexta-feira) - 9 às 18h
CURSO DE CORTE COSTURA (PARCERIA SENAR)
INSTRUTORA: Estela Fontes
Público-alvo: 20 mulheres da comunidade
26 e 28/04/2022, prosseguir dos dias 19 e 20/04 - 14:00h às 16:00h
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA
Sala de Informática, Espaço da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8
INSTRUTOR: Voluntário DAVID SERPA
Público-alvo: 12 adolescentes/jovens da comunidade
25 a 29/04 (segunda a sexta-feira) - 18:00 às 21:00h
CURSO DE BOLOS E DOCES (PARCERIA SENAR)
INSTRUTORA: Adriana Araújo
Público-alvo: 20 mulheres da comunidade
28/04 - (quinta-feira) - 16h
1- FALANDO SOBRE A JUSTIÇA DO TRABALHO.
Vanilza Malcher e Léa Sarmento
2- PROJETOS PADRINHO-CIDADÃO E JUDICIÁRIO FRATERNO
Palestrantes para os Jovens: Juíza Vanilza Malcher e convidados especiais
3- VALORIZAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE E NO MERCADO DE TRABALHO
Palestrante para mulheres: Juíza Léa Sarmento
Público-alvo: jovens e mulheres da comunidade
29/04 (sexta-feira) - 14:00h às 16:00h
MINI-CURSO DE EMPREENDEDORISMO
Instrutora: MARTHA PINHEIRO
Especialista em Empreendedorismo
Público-alvo: jovens e mulheres da comunidade
30/04 (sábado) - ENCERRAMENTO
- 8:30h - Café da Manhã
- 9:00h - Apresentação de Carimbó
- 9:30h - Jogo de Futebol
Participação Especial Árbitro de Futebol (FIFA) Dewson Freitas (CONFIRMAR)
-9:30h - Momento da Beleza Mary Kay (para 20 mulheres)
9:30h: Corte de cabelo para meninos
Profissionais: Allan dos Santos Coimbra (ex-afilhado do projeto Padrinho-cidadão) e Cláudio Silva
Confira aqui as fotos do projeto Judiciário Fraterno.