Oficina de lettering do TRT-8 encerra programação em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

A programação contou com palestras, Workshops, rodas de conversa e oficinas
Arte de divulgação
— Foto: ASCOM8

Uma oficina de lettering encerrou, nesta quinta-feira, 27, a programação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro. A oficina foi realizada no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) e contou com a participação de servidores de vários setores da Instituição.

A programação iniciou no dia 10 deste mês, e foi idealizada para promover espaços de conscientização, debates e promoção acerca da temática da saúde mental. O evento contou com o apoio do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde dos Servidores e Magistrados, em parceria com a Coordenadoria de Saúde (CODSA), do Setor de Suporte Psicossocial e com a Seamb.

A oficina de lettering foi ministrada pela artista Julia Leão. A prática é considerada uma forma de arte, uma vez que adentra no campo da arteterapia, que ajuda no bem-estar mental do ser humano. A artista sugeriu que as pessoas reflitam sobre o tema e se abram para atividades que promovam o bem-estar social. "É importante resgatar o analógico, o manual, a nossa força criadora e desligar um pouco da tela do celular, do digital, da rotina, e praticar artes terapêuticas, como a caligrafia, o 'feito a mão', que sem dúvida trazem ótimos benefícios", explicou.

Para Milani Guedes, da seção de programas de estágios do TRT-8, a oficina foi muito "proveitosa".
"Muito bom. Foi um momento de aprendizado e de diálogo entre os servidores. É o investimento do Tribunal no servidor, promovendo atividades de arte, oficinas, assim como rodas de conversas e palestras, a fim de dar atenção à saúde mental dos servidores", informou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina.

A assistente social Thamires Leite, da CODSA, fez um balanço da programação. "Primeiramente iniciamos com palestras para introduzir a temática da saúde mental, depois roda de conversa, e agora, para finalizar, a atividade de lettering. Nosso objetivo é pautar a temática da saúde mental e apresentar o que fazer para melhorar isso, ou seja, fazer com que o servidor 'desperte para o novo' e conheça novas possibilidades de construir essa aproximação com a arte, que sem dúvida é muito importante neste contexto".

#ParaTodoVerem:Fotografia com quatro mulheres sentadas em uma mesa, de cor branca, todas desenhando em cadernos, com lápis de cor preto. Na mesa, um objeto de cor branca e tampa vermelha, uma caneca e canetas de várias cores.