Presidente do TRT-8 inaugurou instalações físicas do LIODS

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é o espaço de interação sobre a Agenda 2030 do Poder Judiciário e a formulação de metas nacionais
Duas pessoas lado a lado em uma sala com paredes claras. Ao fundo, um pano branco retangular com listras verdes e amarelas nas b
— Foto: ASCOM8

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Graziela Leite Colares, e o coordenador do LIODS, o desembargador aposentado José Maria Quadros de Alencar, realizaram a cerimônia de descerramento da placa de inauguração do Laboratório de Inovação, inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). A cerimônia ocorreu no térreo do bloco 3, da sede do TRT-8, na última quinta-feira, 24.

O Laboratório tem competência de unir os laboratórios de inovação a outros setores de inteligência que já existem no Tribunal, para formar cooperação e beneficiar, principalmente, a formação continuada entre os servidores. “A Justiça do Trabalho é pioneira na questão da informática e da inovação, e temos que continuar assim. A Justiça Trabalhista é uma que mais se engaja para a prestação jurisdicional adequada e célere”, celebrou a presidente do TRT-8, desembargadora Graziela Leite Colares. 

A inauguração do espaço físico veio para materializar a política de inovação da Justiça do Trabalho da 8ª Região, e será um ambiente colaborativo para ser usado por diversas áreas com a possibilidade de buscar soluções para os conflitos. “Buscamos uma maior eficiência operacional e de sistema para ajudar a desenvolver da melhor forma nosso trabalho no dia a dia, e também atender o público externo no sentido de cumprir com a Justiça Social”, explicou Alex Barros, servidor lotado no LIODS.

“O LIODS é muito importante! Porque dá corpo e forma para uma política que já dura mais de 10 anos. O TRT-8ª da Região foi pioneiro na inovação e gestão de conhecimento. O Laboratório cumpre a polícia do Tribunal, isso significa que o Tribunal, os servidores e todos temos que nos reinventar todos os dias”, ressaltou o coordenador do LIODS, desembargador aposentado José de Alencar. 

A nova estrutura conta com espaços de convivência, espaço de reunião, ponto de inclusão de internet, sala de reunião, copa, rampa de acesso para PcD (Pessoa com Deficiência) e banheiros. 

LIODS atua de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), norteadores da Agenda 2030 do Judiciário. O propósito do laboratório é incentivar o desenvolvimento de ideias, soluções, projetos e produtos, a partir dos pilares da inovação, usando criatividade, colaboração, flexibilidade, multidisciplinaridade e quebra de paradigmas. É o espaço de interação sobre a Agenda 2030 do Poder Judiciário e a formulação de metas nacionais, responsável por coordenar ações e projetos nesse sentido.

Despedida - à frente do LIODS desde fevereiro de 2021, o desembargador aposentado José de Alencar foi o responsável pelo desenvolvimento de diversas ações de fomento à política de inovação e de tecnologia para a valorização da Justiça do Trabalho da 8ª Região.

Durante a cerimônia, em seu discurso, de forma emocionada, informou que estaria deixando a Coordenação do Laboratório e que teria efetivado o propósito que lhe foi delegado. “Com esta inauguração, dou por concluída a minha missão na coordenação do Laboratório, mas estarei à disposição da instituição para o trabalho voluntário”, despediu-se.

Confira aqui as fotos da inauguração do LIODS.

Fale com o LIODS

Presencial: de 8:00h às 13:00h horas, de segunda a sexta-feira, na sede do TRT da 8ª Região, localizado na Trav. D. Pedro I, 746, Umarizal, 66.050-100 - Belém - Pará.

Telefone: (91) 3342-7093, no horário de 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.

E-mail: liods@trt8.jus.br

#ParaTodosVerem: Duas pessoas lado a lado em uma sala com paredes claras. Ao fundo, um pano branco retangular com listras verdes e amarelas nas bordas. Ao lado esquerdo, o desembargador José Maria Quadros de Alencar, um homem branco com cabelos curtos e brancos, usa óculos de grau e veste terno preto com blusa branca e gravata preta. Ele gesticula com as mãos. Ao lado direito, a desembargadora Graziela Leite Colares, uma mulher branca com cabelos escuros acima dos ombros. Ela olha para o desembargador, está com os braços abaixados e veste blusa preta de mangas e uma saia estampada marrom e preta. Usa óculos de grau e colar com pingente branco.