TRT-8 realiza a abertura da XVII Semana Nacional de Conciliação 2022
Na manhã desta segunda-feira (7), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou nas dependências do Cejus Belém, de forma presencial, a cerimônia oficial de abertura da XVII Semana Nacional de Conciliação. A Semana é promovida em todo o território nacional pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e conta com a participação e o apoio dos Tribunais do Trabalho, Federais e Estaduais de todo o Brasil. Este ano a campanha tem como tema "Menos conflitos e mais recomeços”.
Podem participar todos que tenham processo trabalhista em tramitação na Justiça do Trabalho e também os que estão em conflito, mas que ainda não possuem uma ação ajuizada e queiram conciliar com o apoio da JT. Para ampliar sua atuação e alcance das atividades da Semana, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) realizou levantamento prévio de seus processos e priorizou ações para atuar na busca do alcance da conciliação, tendo por base a dimensão de valores e número de pessoas beneficiadas. Com isso, no decorrer da Semana, serão realizadas cerca de 1.161 audiências, com aproximadamente 362 processos inscritos previamente na Semana. Caso tenham interesse, as partes podem fazer a inscrição de seus processos durante todo o período da Semana de Conciliação.
A abertura no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) contou com a presença da desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, uma referência em conciliaação, que, em seu pronuciamento, destacou que “todos nós sabemos a importância que a conciliação tem para a resolução de conflitos de forma mais amigável. Costumo dizer que a conciliação é o melhor resultado para um processo; porque é um resultado encontrado pelas partes, e, como diz o tema deste ano, as partes têm a oportunidade de reencontro, pois só elas são capazes de encontrar a melhor solução para os seus conflitos”.
O coordenador do Cejusc Belém, juiz do Trabalho Avertano Messias Klautau, disse que “na cultura da paz é muito forte a ideia do tema da conciliação, pois os acordos têm esse olhar para o futuro. A sentença busca fatos que ocorreram no passado, já o acordo destaca a ideia de reencontro, e é nesse momento que as partes têm a atuação valorizada”, explicou o juiz.
As inscrições dos processos podem ser feitas por atendimento presencial em uma das 56 Varas Trabalhistas, em um dos sete Fóruns Trabalhistas, nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), por petição nos autos, telefone, e-mail e WhatsApp.
No ano de 2021, na 16ª edição da Semana, o TRT 8ª Região teve 174 audiências, 1.900 sentenças e 383 sentenças homologadas.
Serviço: XVII Semana Nacional da Conciliação
Data: 7 a 11/11/2022
Confira os Foros, Centrais e Centros aqui.
CEJUSC-JT Belém: (91) 4008-7138 (WhatsApp) | E-mail - cejusc.belem@trt8.jus.br
CEJUSC-JT Macapá: (96) 4009-6400 | E-mail: cejusc.macapa@trt8.jus.br
CEJUSC-JT Parauapebas: (94) 3346-8723 ou 3346-3894 | E-mail: cejusc.parauapebas@trt8.jus.br
Plantão da Conciliação
Data: 7 a 11/11/2022
Horário: Das 08h às 00h
Envio de solicitações pelo WhatsApp (91) 4008-7138 ou pelo e-mail cejusc.belem@trt8.jus.br, informando o processo e o número de telefone, preferencialmente WhatsApp das partes
#ParaTodosVerem: Dez pessoas lado a lado em uma sala com paredes brancas e cadeiras espalhadas.