TRT-8 realiza o Natal Solidário
Uma manhã para celebrar o espírito do Natal, de amor, solidariedade e também o contato físico, do abraço fraterno, das boas risadas e de integração com amigos, magistrados e servidores. Foi assim o clima nesta sexta-feira, 16, no auditório Aloysio da Costa Chaves, que reuniu os cerca de 110 terceirizados que atuam no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.
Canções de Natal interpretadas pelas crianças e jovens do coral "Acorde Sem Trabalho Infantil”, da comunidade da igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro do Castanheira, encantaram a todos os presentes. Canções como "Natal das Crianças" e "Noite Feliz" emocionaram o público. A professora da Universidade do Estado do Pará, Ana Telma Monteiro de Souza, que é madrinha do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, há mais de 10 anos, estava muito feliz com esse momento do projeto. "Hoje as crianças vão apresentar um repertório natalino que eles ensaiaram todos esses meses. Nós contamos com uma equipe multidisciplinar que atua na comunidade, um coletivo de pessoas que estão solidariamente fazendo uma onda do bem", comemora.
A universitária do curso de Pedagogia da Uepa, Natália Paraiso, 25 anos, participou do Coral e, junto com as amigas Sara e Gabrielle Ayres, atuam todos os sábados na comunidade do Castanheira. "A música é uma paixão, é a nossa vida, e hoje nós preparamos um dueto de instrumentos de sopro, clarinete e sax, para apresentar canções natalinas", pontua Gabrielle.
Para Sara, universitária do curso de música, poder se apresentar na programação do Natal Solidário do TRT-8 é um privilégio. "A época do Natal é uma época mágica, de tanto amor, de tanta paixão, tanta solidariedade. Uma oportunidade brilhante de poder tocar aqui, mesmo a gente sendo estudante, temos muito caminho pela frente, trazer um pouco da música que a gente estuda para a comunidade é maravilhoso", comemora.
O juiz do Trabalho titular da Vara de Paragominas, Marcos Cezar Moutinho da Cruz, também é voluntário no projeto da Comunidade Aparecida e participou da apresentação tocando guitarra. "Para mim é muito importante ajudar no projeto das colegas Zuíla e Vanilza. Eu fico muito feliz em poder participar e ajudar de alguma forma, ainda que seja muito pequena. Essas crianças têm a sujeição à questão da vulnerabilidade social e também esse aspecto da sugestão ao trabalho infantil. Temos crianças autistas que esperam ansiosas os sábados para as aulas de música do projeto e têm tido crescimento significativo na vida deles e na escola", pontua o magistrado.
Solidariedade – Durante o sorteio de brindes e presentes para os terceirizados uma onda de solidariedade tomou conta de todos. A servidora Danielle Castro, que teve sua casa incendiada no último dia 15, recebeu apoio de todos os colegas, e, durante o sorteio, recebeu a doação de dois colegas, que ganharam ventilador e micro-ondas, além de ganhar também um fogão da coordenação do evento.
Para Danielle, de 42 anos, o gesto de solidariedade e empatia dos colegas deixaram uma sensação de amor ao próximo. "Uma sensação que não consigo explicar, um amor que nunca imaginei que teria aqui. Eu passei um mês aqui e hoje recebo tanto amor, que representa que Deus é maravilhoso na minha vida. Tenho só agradecer a todos, todos vocês pelo amor, carinho e que Deus multiplique na vida de todos que estão me ajudando, com palavra, alimentos".
O servidor terceirizado Marqsoulino Verção da Silva estava muito feliz com a festa do Natal Solidário. "Eu trabalho aqui há dois anos como servidor terceirado. Esta festa incentiva o nosso trabalho, nos dá ânimo. O TRT-8 é um ótimo lugar de trabalhar, aqui é a minha a segunda família", finaliza.
Durante a programação, a juíza do Trabalho Vanilza Malcher, gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, agradeceu a apresentação das crianças do bairro do Castanheira, que são atendidas pelo Programa. "A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do nosso tribunal está entregando para crianças, os filhos dos servidores, kits de material escolar, fruto da campanha do Círio 2022, que na verdade é uma doação de toda a sociedade que abraçou a campanha do Círio 2022. Queremos desejar a todos vocês um feliz Natal, um ano novo cheio de realizações. Que o Papai Noel possa chegar na casa de todos, especialmente nas crianças, trazendo alegria, vida necessária e parabenizar o Coral que foi emocionante, que é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido todo sábado, com a nossa madrinha cidadã Leide, com o apoio do nosso colega Marcos Moutinho", finaliza
O desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, ficou emocionado com a programação do Natal Solidário e fez uma breve reflexão sobre o fato de celebrar o Natal em família, depois de dois anos de pandemia. "Sem dúvida o Natal Solidário tem uma real importância. As administrações do Tribunal têm preservado esse dia que é um dia não só para celebrar a chegada do final do ano, desejando um feliz Natal e próspero Ano Novo para todos, mas sobretudo para reconhecer o trabalho dos nossos colaboradores, a importância desse trabalho, é muito pouco para retribuir tudo aquilo que a gente recebe de volta de todos os colaboradores. Nós trabalhamos nesse sentido com muita vontade, muito afinco e ficamos muito mais satisfeitos quando recebemos o Coral, isso também vai ao encontro da política atual da administração, manter uma parceria, uma comunicação direta com a sociedade, até para que eles venham e conheçam como funcionam a Justiça do Trabalho e para que serve. Mostrar a importância e manutenção desse canal de comunicação com a comunidade", finaliza o presidente.
Parcerias – O Natal Solidário do TRT-8 foi organizado pela equipe do Cerimonial, juntamente com o gabinete da Presidência. O evento teve apoio do Sicoob, do Banco do Brasil e da Amatra8. Renata Corrêa, gerente-geral do Sicoob Credjustra, afirma que todos os anos a parceria com o TRT-8 se renova. "Nós temos uma parceria muito grande com o TRT-8 ao longo dos anos, e a gente tenta apoiar todos esses eventos que ocorrem aqui".
Para Luiz Cláudio Sales, gerente-geral do escritório setor público do Banco do Brasil, o Natal Solidário é uma ação importante que merece todos os aplausos. "Parabenizamos o TRT-8 pela iniciativa do Natal Solidário, e sempre que nós somos chamados para um evento dessa natureza ficamos muito felizes em participar, e sempre iremos atender todos os chamados. O TRT-8 é um grande cliente nosso".
No final do evento, todos participaram de coquetel no hall do auditório e, em seguida, receberam cestas básicas e o kit de material escolar doados pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.
Confira aqui as fotos do evento.
#ParatodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Um Coral formado por crianças e jovens que usam gorro de Papai Noel, blusa branco e casaco vermellho. Do lado direito, uma mulher branca de cabelos loiros, tocando um violocelo. Ao centro uma moça baixa que toca teclado e a frente uma senhora morena de cabelos cacheados que orquestra para o Coral. Fim da descrição.