TRT-8 realizará 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental

Palestras, oficinas, painéis e inaugurações estão na programação
Arte de divulgação da Abertura da Semana Socioambiental
— Foto: ASCOM8

 

Sob o tema "Que mundo eu sou, dentro do mundo em que eu habito?", a Justiça do Trabalho no Pará e Amapá promoverá, de 6 a 10 de junho deste ano, a 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental. O evento é organizado pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental e conta com a explanação de palestras, painéis e oficinas de conscientização voltadas para o alcance de conhecimentos e atitudes inovadoras acerca da temática.

As atividades serão realizadas de forma híbrida, iniciando às 9h do dia 6, por meio da plataforma do Youtube do TRT8, com assinatura de uma carta de intenção para um futuro Termo de Cooperação Técnica (TCT), em conjunto com demais instituições, cujo objetivo é unir esforços e estratégias de órgãos no sentido de promover ações de sustentabilidade. A abertura do evento será conduzida pela vice-presidente do Tribunal, desembargadora Maria Valquiria Norat Coelho.

Temas como: sustentabilidade e gestão e processos de inclusão no Poder Judiciário; exibição de cinema para crianças e oficinas de compostagem e manuseio de resíduos sólidos estão entre as atividades da programação.

Segundo a chefe da seção de sustentabilidade do TRT-8, Luísa Leão, a Semana da Responsabilidade Socioambiental tem como foco a sensibilização e adoção de práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente.

"A política de sustentabilidade do TRT-8 visa promover conscientização sobre a questão ambiental do planeta e sobre a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Entendemos que as práticas de sustentabilidade podem ter grande impacto na qualidade de vida individual e coletiva, já que que contribuem para diminuição do consumo, para o destino adequado dos resíduos e para práticas socialmente responsáveis", informou Luísa Leão.

Agenda

A professora e doutora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Larissa Carreira, participará da programação do dia 6, com um painel sob o seguinte tema: A Agenda 2030 da ONU e o Papel das instituições: caminhos possíveis para a sustentabilidade.

De acordo com a professora, é importante promover a discussão na sociedade sobre meio ambiente e sustentabilidade. "O crescimento e evolução dos nossos modelos de desenvolvimento é reflexo do nosso sucesso em promover a sustentabilidade do planeta, seja no dia a dia da nossa vida ou nas instituições", pontuou.

Depósito de resíduos - Dentro da programação, o TRT-8 ganhará um novo depósito de resíduos sólidos, que servirá para armazenar de forma correta os resíduos do Tribunal. A prática contribuirá para diminuir possíveis riscos de contaminação, assim como alguns danos ambientais e outros danos ao longo do manejo desses resíduos.

Desta forma, magistrados e servidores poderão armazenar de forma correta os resíduos, até que a coleta seja efetivada. Para Danilo Barbosa, chefe da Divisão de Gerenciamento de Projetos do TRT-8, o objetivo é minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente.

"O depósito servirá tanto para receber resíduos do Tribunal, quanto para os resíduos que os servidores vão trazer de casa. A coleta será realizada pelas empresas terceirizadas, que encaminhará os resíduos para cooperativas parceiras de reciclagem da Região Metropolitana de Belém (RMB). É um trabalho em conjunto, para evitar o descarte irregular no meio ambiente", informou Danilo Barbosa, do TRT-8.

RECICLAGEM

Na última semana, o TRT-8 realizou várias ações com foco na reciclagem. A iniciativa, denominada de "Semana da Reciclagem", promoveu a conscientização sobre a importância do descarte regular e do reaproveitamento de materiais, evento que também foi organizado pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental.

Na ocasião, magistrados e servidores tiveram a oportunidade de trocar resíduos sólidos recicláveis por descontos na conta de energia, em parceria com a empresa  3E Engenharia/Equatorial; além da doação de equipamentos eletrônicos que não estão mais sendo utilizados, para o Centro de Recondicionamento de Computadores do Movimento República de Emaús.

A iniciativa também arrecadou somente potes de vidros com tapas plásticas para reforçar as ações do Banco de Leite Humano, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, que atende em média 200 crianças prematuras por dia.

Evento

A realização do evento está prevista na Resolução TRT8 nº 400/2021 e tem por objetivo promover ações, palestras e oficinas de conscientização voltadas para a sensibilização e adoção de práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente. A Comissão Permanente de Gestão Ambiental é presidida pela juíza do trabalho, Roberta de Oliveira Santos.

A programação também contará com a oferta de emissão de documentos, aplicação de vacinas, orientações jurídicas, entre outros.

"A 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental vai marcar a retomada de parcerias com diversos órgãos da administração pública, que tem o potencial de ampliar o alcance e efetividade de nossas ações", finaliza Luísa Leão, do TRT-8.

Confira aqui a programação completa

Faça aqui sua inscrição. 

Serviço: Semana da Responsabilidade Socioambiental 

Abertura: 06/06/2022 - às 9h

Realização: 06 a 11 de junho de 2022