TRT da 8ª Região tem nova gestão até 2024
Em cerimônia concorrida e marcada pela emoção de todos os magistrados, servidores, autoridades e familiares presentes na sessão solene do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, realizada hoje, 05, no auditório Aloysio da Costa Chaves, os desembargadores Marcus Augusto Losada Maia, Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga e Maria Zuíla Lima Dutra, foram empossados respectivamente, como: Presidente do TRT-8, vice-presidente e Corregedora Regional.
Para a desembargadora vice-presidente, Ida Selene Braga, a nova missão no desafio profissional é muito importante, principalmente após esses últimos dois anos de pandemia, que foram muitos difíceis. "A Justiça do Trabalho precisa abrir suas portas realmente para a comunidade de modo geral, nós temos vários desafios a levar adiante, a luta contra o trabalho escravo, luta contra o trabalho infantil. Esses são temas importantes para a gente e metas importantes para a alcançarmos. Essa administração vem com poder desafiador. Eu acredito muito nessa administração, são pessoas que têm essa mesma visão, têm esse mesmo compromisso, e nós vamos ter dois anos aí bem bacanas de gestão", comemora.
A desembargadora Corregedora Maria Zuíla Dutra, tem uma história de vida transformada pela educação. Ela relata a emoção ao ser empossada como Corregedora Regional do TRT-8. "Para mim tem um significado profundo, eu tenho falado sempre que a educação é transformadora, a educação é libertadora, então para mim chegar ao cargo da administração do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região reconhecido por suas ações em favor de defender os trabalhadores que estão sendo escravizados, a luta contra o trabalho infantil e tanta outras causas sociais, é um motivo de muita satisfação para mim poder ter a oportunidade de fazer ainda mais, de fazer ainda mais por essas causas", declara.
A magistrada ressalta o propósito da nova Administração. "Os membros da nova administração temos como propósito expandir essas ações sociais, quebrar os muros do Tribunal de uma vez por todas, chegar as periferias, chegar a toda a sociedade paraense, amapaense que são as jurisdições da Oitava Região. Eu acredito que nós somos capazes de fazer este esforço diário, de realizar o nosso propósito que é fazer de fato uma justiça social, uma justiça comprometida com o direito social, que é o direito do trabalho", finaliza.
Cerimônia - Durante a sessão solene, a quase totalidade dos 23 desembargadores do TRT-8 participaram da cerimônia, que contou com a presença do Governador do Pará, Helder Barbalho e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
A desembargadora Rosita de Nazaré Sidrim Nassar, falou em nome da corte do TRT8. “Considerando a realidade que nos envolve e, dentro dessa perspectiva, desejo que a nova Administração, sob a eficiente direção do desembargador Marcus Augusto Losada Maia, e das Desembargadoras Ida Selene Duarte Sirotheau Corrêa Braga e Maria Zuíla Lima Dutra, conduza com sucesso a 8ª Região da Justiça do Trabalho”. Confira o discurso aqui da desembargadora Rosita Nassar.
Em seu pronunciamento, o presidente da OAB Pará, Eduardo Imbiriba de Castro, destacou que todas instituições que foram atacadas devem agora se unir, pois é o momento de união das instituições emanadas com o judiciário, para resistir ao ataque, à desinformação, às fake news. "Nós, da OAB, defendemos o ordenamento jurídico no estado democrático. São nove décadas de luta de atuação em defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social. Este é o momento de darmos as mãos e lutarmos, de respeitarmos, acima de tudo, a nossa sociedade", pontua.
Eduardo Imbiriba reforça que a "OAB Pará é uma instituição parceira nestes anos e que estará sempre presente ao lado do TRT-8 para que a justiça social, justiça do trabalho, os interesses da advocacia sejam preservados, respeitados e cada vez mais fortalecidos. Agradeço a doutora Graziela pela parceria neste momento de pandemia. Desejo um TRT-8 cada vez mais forte e representativo em nossa sociedade", finaliza.
O Procurador do Ministério Público do Trabalho do Pará, Loris Pereira Rocha Júnior, em um discurso emocionado fez uma retrospectiva dos últimos quatro anos que o povo brasileiro vivenciou. "Entre janeiro a abril de 2021, que foi a onda mais letal da covid 19, muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas. Se a humanidade sofreu com a pandemia, o sofrimento do brasileiro foi duplo".
O procurador do MPT, lembrou das vítimas que perdemos para a Covid 19, entre elas: "o juiz santareno, Dennis Vieira Jenning, ministro do TST, Walmir Oliveira da Costa e o juiz de direito Claudio Rendeiro, que encarnava o inesquecível personagem Epaminondas Gustavo, e quantos servidores e magistrados se foram e poderiam estar aqui celebrando este momento".
Ele ressaltou ainda que nunca esqueceu as palavras da desembargadora do TRT-8, Rosita Nassar, que servem como uma verdadeira lição a ser seguida. "Que as pessoas que procuram o judiciário precisam muito mais do que carimbos, do que despachos, do que de sentenças. As pessoas que procuram o judiciário vêm em busca de atenção, de mãos diligentes, de rostos afáveis e de coração aberto. Essas palavras se constituem uma verdadeira lição de empatia, de gentileza e de delicadeza".
O Procurador Loris Pereira Rocha Júnior finalizou seu discurso desejando "que todos que acorram ao senhores do TRT-8 lhe buscando, que recebam empatia, carinho e afeto, que sejam sensíveis à dor do outro, que as pessoas que venham a esta casa que encontrem uma Justiça do Trabalho comprometida com a desigualdade social, que os juízes ainda tenham forças para se indignar com a desigualdade social. Sejam felizes dr. Marcus, dra. Ida e dra. Zuíla, tenham sucesso, que o sucesso de vossas excelências sejam o bem estar dos trabalhadores. Os trabalhadores, aqueles mesmo invisíveis, são a razão de ser da existência do Ministério Público do Trabalho e da própria Justiça do Trabalho". Confira aqui o discurso do Procurador do MPT do Pará, Loris Pereira Rocha Júnior.
O Governador do Pará, Helder Barbalho, em seu pronunciamento desejou que a nova gestão tenha profundo êxito. "O que nos conforta saber é que este tribunal prisma pelos pilares fundamentais para a nossa sociedade que é a democracia, respeito às instituições, harmonia e respeito que gera a justiça social".
O novo presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, em seu discurso oficial fez um breve relato sobre a atuação da desembargadora Graziela Leite Colares, destacando a gestão como importante missão de retornar a Corte de Justiça, ao seu melhor momento, destacou a gestão e o empenho dos servidores do TRT-8, que obteve pela 7ª vez o selo Ouro de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Tenho a convicção que todos juntos: magistrados, magistradas e servidores devemos formar o sentimento que o Tribunal é um só corpo, pois um sem o outro nada pode fazer. Estou diante de um enorme desafio, muito provavelmente o maior de toda minha vida profissional, mas me conforta saber que terei o apoio de meus pares, a quem agradeço a enorme confiança depositada e consciente que não poderia para enfrentar esta árdua missão está em melhor companhia as das desembargadoras Ida Selene e Maria Zuila, empossados como Vice-presidente e Corregedora Regional"
O presidente do TRT-8 destacou a experiência das duas desembargadoras. "Minhas duas colegas moldadas na experiência de vida que cada uma delas teve e têm. Quero ao final desta jornada olhar para trás e levar comigo a sensação de dever cumprido", finaliza o novo gestor. Confira aqui o discurso do desembargador presidente Marcus Augusto Losada Maia.
Confira as fotos da posse da nova gestão aqui.
#ParatodosVerem: Fotografia em ambiente fechado, três pessoas sentadas e sorrindo, vestidas com a toga preta e uma faixa nas cores da bandeira da Justiça do Trabalho, verde, amarela, vermelha e branca. Ao centro um homem alto, magro, cabelos grisalhos, usa óculos preto. Ao lado direito uma mulher branca com os cabelos pretos longos e ao lado esquerdo, uma mulher branca com os cabelos grisalhos.