TRT8 realiza seminário sobre Autoproteção

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Segurança Institucional em parceria com a Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento
Coordenador da CODSE, coronel André Cunha, ao centro, ladeado pelo diretor-geral, Rafael Pinheiro e palestrante, coronel Bassalo
— Foto: ASCOM8

 

Com a participação de magistrados e servidores da instituição, foi realizado no último dia 31 de março, no auditório do edifício sede, em Belém, o Seminário de Comportamento de Autoproteção.

O evento contou com dois representantes da área de Segurança Pública como facilitadores, o coronel da reserva da Polícia Militar do Estado do Pará, Cezar Mello, e o coronel da ativa da PM do Pará, Fabrício Bassalo.

 

O evento teve o objetivo de informar os participantes acercar de pequenas atitudes e atenção que podem fazer uma grande diferença no dia a dia, especialmente neste momento em que vivemos sobressaltados na rua, no transporte público e até mesmo dentro de casa, com a escalada da violência física, inclusive doméstica.

 

A autoproteção e as técnicas, habilidades que foram temas do seminário, servem para o dia a dia de qualquer pessoa. Para o coronel Cezar Mello, que possui mestrado na área de Segurança Pública pela UFPa, "o comportamento de autoproteção é um conjunto de habilidades que você aprende para aumentar o teu nível de proteção individual, não só no trabalho, como em qualquer tarefa do dia a dia, na sua casa com a esposa, com as crianças e com todos", pontua.

O coronel Fabrício Bassalo acrescentou que todos nós vivemos em uma sociedade de risco e precisamos saber a quais são os riscos que estamos expostos no dia a dia. "Nessa palestra nós aplicamos métodos científicos para entendermos que não é possível viver sem se expor de alguma maneira aos riscos do dia a dia. Durante esse período de pandemia, passamos mais tempo dentro de casa, e tivemos um aumento da violência doméstica, dos  acidentes domésticos com crianças, até mesmo ao pedir comida de fora, você, de alguma maneira, está correndo risco", explica.

Participante do evento, o diretor-geral do TRT8, Rafael Pinheiro, destacou a importância de que tenhamos uma atenção redobrada para evitar exposições e vulnerabilidade desnecessárias. "Este seminário tem por objetivo contribuir para que isso seja possível. Contaremos com expositores experientes e profissionais que conduzirão o tema e proporcionarão a todos um olhar atento e apurado". O Coordenador de Segurança Institucional do TRT8, coronel André Cunha, celebrou o retorno ao evento presencial no auditório do Tribunal e garantiu que todo conhecimento que foi compartilhado no Seminário pode salvar vidas. "Garanto que todos aqui já viveram uma experiência de violência ou tiveram algum familiar vítima dela, e poderemos ver aqui como diversas situações podem ser evitadas, desde que tenhamos a atenção devida", reforçou.

A Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas do TRT8, Carolyne Soares, destacou o papel da ECAISS. "O papel da Escola é justamente atuar como parceiro das carreiras e unidades que buscam o aprimoramento constante dos seus servidores. A escola atua também como recurso neste processo de desenvolvimento, no qual todos aprendem juntos e uns com os outros. E nós também crescemos na forma de ser escola com essa parceria", finaliza.

O seminário terá uma extensão com a programação de cursos específicos voltados para os agentes da polícia judiciária do Tribunal.

Confira as fotos do evento aqui.