Voluntários da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-8 recebem camisa da campanha do Círio de 2022
Voluntários, padrinhos e afilhados da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região receberam a camisa da campanha que será realizada no Círio de Nazaré de 2022. Desde 2017, a Comissão atua com a campanha na festividade e este ano pretende ser a maior já realizada, promovendo palestras, oficinas e rodas de conversa em escolas públicas e comunidades parceiras. O lançamento oficial do projeto ocorreu na segunda, dia 05.
A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-8 atualmente participa de dez, das 13 romarias oficiais do Círio. A campanha é realizada durante este período para a conscientização em massa dos males provocados pelo trabalho infantil e da importância e valorização da educação. No total, o projeto já conta com 1.600 camisas e a meta é conseguir 20.000.
O início do projeto é marcado por esta reunião entre os voluntários e padrinhos cidadãos, em que são repassadas informações essenciais sobre as ações da campanha e são distribuídas as camisas. Isso tudo como uma forma de estimular a união e engajamento da equipe. “Eles são a grande força das nossas ações. Sem eles, nós não teríamos condições de fazer o que nós temos feito porque isso demanda realmente solidariedade de muitas pessoas e trabalho também”, comenta a desembargadora Maria Zuila Dutra, coordenadora do Comitê Regional e integrante do Comitê Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
Ingrid Moura é voluntária desde 2014 e viu no projeto a oportunidade de incentivar e acolher a ideia de que a educação é o caminho para o combate ao trabalho infantil. “Nossas crianças e adolescentes precisam estudar e eles precisam crescer sabendo que eles têm esse direito. Nós estamos sempre em busca da educação. Nós não vamos largar de mão. Podemos trabalhar em outras campanhas, mas sempre vamos estar buscando e priorizando a educação, e eu acho isso maravilhoso. Sou muito grata por estar presente”, afirma Ingrid.
A campanha volta às ruas com o retorno da festividade presencialmente. Os voluntários envolvidos participarão das ações do projeto que também promove a arrecadação de material escolar como lápis, caneta, caderno e papel-A4.