Abertura oficial das ações da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem

1° Reunião dos padrinhos do Combate ao Trabalho Infantil
 Fotografia em ambiente fechado que reúne homens e mulheres, vestidos em uniforme laranja.
— Foto: ASCOM8

Na última sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, ocorreu a 1° reunião presencial dos padrinhos e madrinhas do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, para promover a abertura oficial das ações e apresentação do cronograma de 2023 da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região PA/AP.

O projeto tem o propósito de contribuir com a sociedade para combater o trabalho infantil como parte da responsabilidade social que todos os orgãos devem ter. Inseridas na iniciativa estão também as ações do Judiciário Fraterno, das Marchas Contra o Trabalho Infantil de Belém e a Campanha do Círio de Nazaré. Ao todo já foram contempladas pelas ações do projeto cerca de 10 mil famílias na região metropolitana de Belém, incluindo 518 na Ilha do Marajó.

A reunião contou com a presença dos novos membros da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil: o servidor Alberto Allan da Silva Rodrigues e a Juíza do Trabalho Ádria Lena Furtado Braga, além dos membros mais antigos: desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, Juíza do Trabalho Vanílza de Souza Malcher e a servidora Rosineide dos Santos Marques. Junto aos membros da comissão, estiveram presentes os padrinhos-cidadãos e voluntários do projeto.

A primeira reunião teve como objetivo mostrar aos padrinhos e madrinhas a realidade dos números a respeito do trabalho infantil no Brasil. Para a Corregedora Regional do TRT-8,  Desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, gestora regional do Programa: “Buscar o apoio incondicional dos padrinhos-cidadãos e voluntários, que são a grande força do nosso programa, das nossas ações. Compartilhar os nossos propósitos, saber que serão abraçados por todos para que a gente possa deslanchar em nossa caminhada em 2023.” Vale ressaltar que não há distinção para a entrada de novos voluntários e padrinhos-cidadãos, contanto que estejam dispostos a abraçar o projeto e auxiliar os afilhados, alunos de escolas públicas.

Para Leide Daiana Ferreira dos Santos, bacharel em Direito e madrinha-cidadã, os beneficiados pelo projeto são como familiares: “A gente não tem um afilhado, quando eles vêm para o projeto, todos somos padrinhos. Mesmo aqueles que ficam maiores de idade ainda nos procuram com dúvidas e buscam orientação”, explica.

As ações de 2023, além de seus objetivos tradicionais, iniciam as comemorações dos 10 anos da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, completos em janeiro de 2024, com eventos iniciados em fevereiro que vão até dezembro de 2023 como, a campanha de Natal. Outras ações programadas são as do Judiciário Fraterno, que deverão ocorrer em todos os meses até novembro de 2023 e a apresentação do projeto “Super Catavento”, que será uma campanha para criação de um super-herói voltado ao combate do trabalho infantil.

Ainda para este ano, foi anunciada a expansão do programa para gestores de outras 6 sub-regiões do TRT-8: Amapá, Santarém, Marabá, Parauapebas, Xinguara e Paragominas.

Listão do Vestibular - Muitos dos afilhados do projeto foram contemplados com a aprovação nos vestibulares deste ano, perguntada sobre, a Desembargadora Maria Zuíla disse: “É uma alegria indescritível cada vez que a gente contribui com nossas ações para que um adolescente ou uma criança reescrevam a história das suas vidas. O nosso coração se alegra enormemente,”comemora.

Marcia Alves, servidora pública municipal, madrinha-cidadã de 89 afilhados, comenta o quão gratificante é ter seu filho Denílson Alves Moura de 16 anos, também apadrinhado do programa, que estudou a vida inteira em escola pública, passando em quinto lugar no curso de Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA). O acompanhamento com os afilhados é semanal na escola e a expectativa é de que essa alegria e vitória venha para cada um deles.

Confira as fotos aqui.

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne homens e mulheres, vestidos em uniforme laranja. Em primeiro plano a bandeira do Programa ao Combate ao Trabalho Infantil com o seguinte texto: Brasil sem Trabalho Infantil. Não ao Trabalho Infantil. Fim da descrição.