Aluna da Escola Albanízia Oliveira é grande vencedora do Concurso de Desenho Super Catavento do TRT-8

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 19, em cerimônia que reuniu estudantes, professores e servidores.
Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas entre homens e mulheres
— Foto: ASCOM8

A emoção tomou conta dos presentes quando foi anunciado o nome da aluna Tayane do Carmo Silva, do 2º ano da Escola Estadual Albanízia Oliveira como a grande vencedora do Concurso de Desenho Super Catavento. O evento foi realizado no auditório da Ejud8 nesta sexta-feira, 19 de maio.

A aluna não esperava ser a grande campeã e afirmou estar muito feliz com a premiação. “Eu estou muito honrada por poder homenagear com o meu desenho e trazer uma mensagem de esperança e dar voz para as crianças que enfrentam esse trabalho todos os dias. Quando fiz o desenho queria trazer esperança e representatividade de um herói negro, que viria de uma baixa renda, enfrentou os desafios da escola e queria trazer esperança para as crianças”, conta.

O professor de Artes da Escola Albanízia Oliveira, Marcel Sancin, estava orgulhoso pelo resultado de concurso. “Estou muito feliz, e nós tínhamos esperança no resultado, foram três desenhos concorrendo”.

Cerca de 117 crianças e adolescentes de Belém e de Macapá participaram do Concurso de Desenho do Super Catavento, personagem que irá integrar a luta contra o trabalho infantil nas ações do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

Para a gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo a Aprendizagem, desembargadora Maria Zuíla Dutra, o dia de hoje foi um grande marco para a Comissão. “É um momento de extrema alegria para nós, é um dia histórico. Com toda campanha que nós temos feito desde janeiro de 2014, quando nós começamos e não paramos, até mesmo durante a pandemia, e para nós a relevância desse concurso é despertar nas crianças e nos adolescentes o direito de sonhar e despertar acima de tudo a coragem”, comenta.

A desembargadora ressalta que os alunos foram corajosos em participar do certame. “Eles foram extremamente corajosos no sentido de chegar aqui no tribunal para fazer o seu desenho. Foi muito emocionante para nós vermos as primeiras imagens que eles foram fazendo. Eu disse que é com essa coragem que eles vão na vida afora mudar a realidade de suas vidas, reescrever suas histórias. Tenho absoluta certeza que todas essas 117 crianças que participaram do concurso terão uma vida diferente a partir deste momento”, observa.

A juíza do Trabalho, Vanilza Malcher, também gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, afirma que este dia foi especial para todos. “É uma emoção indescritível. Hoje é um momento muito especial para nós, é um marco, queremos que seja um marco na luta contra o trabalho infantil. A protagonista desta história é Tayane, foi ela que criou, foi ela que produziu o nosso super-herói, o Super Catavento, que vai caminhar em escolas, comunidades, em todo lugar na luta contra o trabalho infantil e fortalecendo essa luta. Eu tenho certeza que os alunos, as crianças, as famílias, a sociedade em geral receberá o nosso super-herói de braços abertos e ele vai cumprir um grande papel social, que é de combater e contribuir com todas as instituições na luta contra o trabalho infantil”, comemora.

Confira aqui as fotos do evento. 

 

#ParaTodosVerem: Fotografia 01 - Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas entre homens e mulheres. Ao centro o Personagem do Super Catavento. 

Foto: 02 - Fotografia em ambiente fechado com sete pessoas entre homens e mulheres. No lado esquerdo de joelho, o personagem do Super Catavento, veste roupa branca e usa máscara vermelha, cabelos cacheados e segura o Catavento. Fim da descrição.