Alunos de Belém e Macapá participam do Concurso de Desenho Super Catavento  

A iniciativa é do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem
Fotografia em ambiente fechado que reúne estudantes desenhando
— Foto: ASCOM8

Alunos da rede pública estadual e municipal de Belém participaram na manhã a útima quinta-feira, 20, do Concurso de Desenho Super Catavento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

A ação é uma iniciativa da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem do TRT-8 e pretende escolher o Super Herói chamado de Super Catavento, que será o símbolo do Combate ao Trabalho Infantil. O concurso recebeu mais de 100 inscrições.

Os alunos chegaram cedo na sede do TRT-8 e estavam preparados para participar do concurso , relata a madrinha cidadã, Leide Daiana Santos, que integra a Comissão do Concurso. “O concurso superou a expectativa da coordenação, os números e os talentos que nos surpreenderam. Nós sabemos que as crianças têm uma criatividade incrível, chegaram bem cedo, super ansiosos e muitos preparados para participar do concurso”.

O marceneiro Antomarildo Soares, veio acompanhando a filha Sara Letícia de 11 anos. Ele destacou a ação do TRT-8. “Esse tema é muito importante, muito interessante pelo momento que estamos vivendo, a questão a violência, do ataque a escolas. Ter um herói para proteger as crianças, esse trabalho tem um incentivo muito grande para nossas crianças”, comemora.

A diretora da Escola Estadual Ulisses Guimarães, Angela Silva, compartilhou do mesmo sentimento de alegria e afirma que atividade realizada hoje no TRT-8 combate não só o trabalho infantil, mas também todo tipo de violência. "O TRT-8 está de parabéns por essa iniciativa emblemática no dia de hoje, 20 de abril, quando nas redes sociais surgiram ameaças de ataque a escolas e hoje, estamos aqui com os alunos participando do concurso que também é uma forma de combater a violência dentro das escolas".

O aluno do terceiro ano da Escola Benedicto Monteiro, bairro do Tapanã, Antonio Araújo Farias, tem apenas 08 anos e conta como foi participara do concurso. “Foi um pouco difícil, mas eu consegui desenhar um catavento bem grande na cabeça do super-herói, um desenho bem colorido”.

A professora Rosemary Carvalho, conta que vieram cinco alunos, na faixa etária de 07 a 12 anos e eles foram selecionados em um concurso interno realizado na escola Benedicto Monteiro em que 260 alunos participaram. “Nós já participamos das atividades da comissão aqui no tribunal e todo material que recebemos para divulgação do projeto nos ajudou a realizar o nosso concurso de desenho interno”, finaliza.

Etapas - O resultado final do Concurso está previsto para o dia 19 de maio, o(a) aluno(a) escolhido(a) como 1º lugar será premiado com um aparelho celular e a escola receberá uma placa especial com distinção pela premiação do aluno. Já o desenho vencedor poderá ser transformado em um personagem humano, em uma história em quadrinhos ou em bonecos.

A apresentação do Super Catavento à sociedade ocorrerá no dia 12 de junho, Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil, em evento alusivo à data que ocorrerá em praça pública em frente a sede do TRT-8.

Confira aqui as fotos do evento. 

#ParaTodosVerem: Foto 01 - Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de estudantes desenhando.