Campanha “Abrace suas emoções” realiza diversas ações e palestra neste dia 18, às 13h30

O TRT-8 adere à campanha e incentiva a qualidade de vida e a prevenção de riscos e promoção de saúde especialmente no ambiente de trabalho
#ParaTodosVerem: Arte gráfica na cor azul . Na parte superior "Abrace suas emoções TRT-8 pela Saúde Mental" Centralizado. No can
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) está engajado na importante campanha do Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. Este ano, por meio da Coordenadoria de Saúde do TRT-8 (CODSA), foi criado a campanha "Abrace Suas Emoções", o TRT-8 promete uma série de atividades voltadas para ressignificar o estigma associado às emoções e encorajar o diálogo sobre saúde mental.

A campanha "Abrace Suas Emoções" visa desconstruir tabus que muitas vezes cercam as questões emocionais e encorajar as pessoas a abraçar seus sentimentos como momentos passageiros de desafios, em vez de fontes de vergonha. 

Carolina Maranhão, psicóloga do TRT-8, expressou a importância da campanha "Abrace suas emoções" no contexto do setembro amarelo. Ela destacou o empenho da equipe de comunicação em promover o acolhimento de todas as emoções humanas, sublinhando a ideia de que essas cores representam não apenas a identidade do tribunal, mas também a tranquilidade e a aceitação das emoções.

“A gente teve várias reuniões com a equipe da comunicação para trazer essas ideias de acolhimento. Acolhimento no sentido de acolher todas as emoções que nós temos, tivemos reuniões com o pessoal da comunicação e surgiu essa ideia dessas cores justamente para trazer cores do tribunal e também essa ideia de acolhimento, de tranquilidade, enfim de transmitir a ideia de aceitar e abraçar as emoções. Neste dia 18 vamos ter uma palestra com o doutor Igor, vamos ter durante os dias 24 a 26 de outubro, a feira de cuidados e vamos ter ações de yoga durante a feira”, disse Carolina. 

A psicóloga da Codsa, Úrsula Gomes, destacou que, a cada ano, o foco recai sobre o Setembro Amarelo e o Dia Mundial da Saúde Mental, mas em 2023 a abordagem é mais abrangente e direcionada para a reflexão sobre o cuidado com o mundo interno das pessoas. A mensagem central da campanha é a aceitação de todas as emoções como legítimas, enfatizando a necessidade de ouvir, acolher e cuidar de cada uma delas.

“Todos os anos, nós fazemos a campanha voltada ao setembro amarelo e ao dia mundial da saúde mental. Este ano pensamos em uma campanha ampla, que se chama “Abrace Suas Emoções”. Essa campanha vem para ressaltar esse cuidado com a saúde mental, o cuidado com o mundo interno, com as emoções e por isso surgiu a ideia da campanha, que vem para refletirmos que toda emoção é bem-vinda, a gente apenas precisa aprender a escutar, acolher e cuidar de cada emoção”

Uma das atividades-chave desta campanha é a realização de palestras com especialistas em saúde mental que compartilharão informações sobre como lidar com emoções de forma saudável e buscar ajuda quando necessário. Além disso, aulas de yoga serão oferecidas como uma forma de promover o equilíbrio entre mente e corpo, contribuindo para o bem-estar geral dos participantes.

A assistente social do TRT-8, Thamiris Leite, ressaltou o compromisso da seção psicossocial em oferecer um espaço de escuta e acolhimento dentro do tribunal. Ela enfatizou que é fundamental que as pessoas reconheçam que têm um local onde podem expressar seus sentimentos, ser ouvidas e, quando necessário, encaminhadas para as devidas assistências. Além disso, destacou o papel da seção em fornecer ferramentas para que as pessoas possam lidar com as questões emocionais que afetam seu cotidiano.

“A seção psicossocial (SePSI) do TRT-8 se coloca como espaço de escuta, de acolhimento, a gente sempre procura promover que as pessoas reconheçam que aqui dentro do tribunal, elas tem um espaço onde elas podem ser escutadas, ser acolhidas, ser encaminhadas em alguns casos para algumas demandas. A SePSI se coloca como esse espaço de acolhimento e também dá instrumentos para as pessoas lidarem com essas questões que afetam o cotidiano. Então, essa campanha vem promover várias estratégias que as pessoas podem adotar de autocuidado”, contou Thamiris. 

Palestra -  Como parte da campanha, o TRT-8 convida magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) a participar da palestra “Desvendando o cérebro: mitos e verdades sobre o uso de medicações psiquiátricas”. A discussão, mediada pelo médico psiquiatra Igor Emanuel Vasconcelos, tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento do autocuidado emocional dos ouvintes. 

A palestra “Desvendando o cérebro: mitos e verdades sobre o uso de medicações
psiquiátricas” está marcada para o dia 18 de setembro, segunda-feira, a partir das 13h30, e é uma realização da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS) do TRT-8. A transmissão ao vivo do evento se dará por meio da plataforma Google Meet.

Setembro Amarelo - Iniciada em 2015, Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O TRT-8 adere à campanha e incentiva a qualidade de vida e a prevenção de riscos e promoção de saúde especialmente no ambiente de trabalho.

#ParaTodosVerem: Arte gráfica na cor azul . Na parte superior "Abrace suas emoções TRT-8 pela Saúde Mental" Centralizado. No canto inferior o logotipo do TRT-8.