Justiça do Trabalho e escolas parceiras realizam ação no traslado da Imagem Peregrina
A cidade de Belém já está em clima de festa e devoção, por conta das procissões que antecedem o Círio. Abrindo os festejos, durante a manhã desta sexta-feira, 6, aconteceu a primeira das 14 romarias que ocorrerão na quadra nazarena. O traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Basílica Santuário, em Nazaré, percorrendo ruas e avenidas da cidade, com destino a Ananindeua.
Aproveitando a grande a concentração de pessoas que circulam pela cidade, a comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem, do TRT-8, participou da procissão distribuíndo o anel de catavento de cinco pontas coloridas, que é o símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo, distribuindo também ventarolas que trazem o símbolo e a mensagem da campanha deste ano.
Ao longo de todo trajeto o desembargador e presidente do regional, Marcus Augusto Losada Maia, acompanhado da desembargadora Maria Zuíla Dutra, que também é gestora da comissão junto com a juíza do Trabalho, Vanilza Malcher, realizaram paradas estratégicas em vários pontos do percurso para deixar uma mensagem de alerta e ressaltar a importância de se erradicar o trabalho infantil. "A comissão de Combate ao Trabalho Infantil vem realizando um trabalho fantástico, não só na luta em proteção aos jovens e crianças, mas também levando o nome do tribunal como uma ação afirmativa para toda sociedade parense. Essa é minha primeira oportunidade à frente do tribunal, vivendo toda essa emoção do círio. Sou paraense e católico, então, realmente a emoção é muito grande", disse emocionado o presidente do tribunal.
Antes de seguir para Ananindeua a procissão passou pela Universidade da Amazônia (Unama), onde fez parada estratégica para descanso de todas as pessoas que organizam o deslocamento. Na oportunidade, a desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra falou sobre a importante parceria realizada com a instituição de ensino há 9 anos. “É um momento muito importante, porque a nossa campanha objetiva promover vida plena a crianças e adolescentes combatendo o trabalho infantil, e a educação, sem dúvida alguma, é um desses caminhos. Logo, ter a parceria com a Universidade, que é uma instituição que luta muito pela educação no estado do Pará, é muito importante para nós.”
“O Círio é um momento que faz a pessoa parar e refletir, e suscita aquelas considerações mais profundas realmente que o cristão traz dentro de si, então o amor a Deus e o amor ao próximo se revela de uma maneira muito especial nessa campanha tão importante para a erradicação do trabalho infantil e também para a segurança alimentar, e só temos que agradecer a todos que organizam uma sensibilização assim tão forte e tão especial como essa”, reforçou o Reitor da Basílica, Francisco Assis.
Campanha 2023
Com o tema "Maria, que o sinal de esperança que anuncias seja de vida plena e de paz a crianças e adolescentes", a campanha tem como eixos: a sustentabilidade, a economia solidária e a insegurança alimentar. E, partindo dessas premissas, a comissão montou kits de hortaliças que já estão sendo entregues a 100 escolas públicas de Belém, parceiras das atividades da Comissão. Muitas delas estavam em todo o trajeto pelo qual a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passou, e possibilitaram a participação de alunos e professores que durante meses estavam se preparando para esse momento.
Durante o percurso realizado até a Unama, foram realizadas 81 paradas com o apoio dos voluntários, professores e padrinhos cidadãos. "A nossa súplica durante esta campanha é pedir a Maria, que Ela seja o sinal de esperança na vida das crianças e dos adolescentes, para que eles tenham vida plena e paz. É o que nós pretendemos para toda a infância”, disse a juíza do Trabalho, Vanilza Malcher. A juíza falou ainda sobre a preparação para realizar as ações durante as procissões. "Nós estamos desde agosto em um processo de oficinas, preparando nossos voluntários e os professores das escolas públicas que estão em parceria conosco, estamos na produção de hortas porque queremos estimular a alimentação saudável, então é uma campanha construída coletivamente com a comunidade escolar e com as comunidades de bairros, e todos estão envolvidos neste movimento. Além disso nós temos parceria com a Universidade da Amazônia e com o Fórum Protagonismo Amazônida, na pessoa do professor Arroyo, que está também trabalhando o tema da economia solidária, então são três vieses que abordamos durante a campanha do Círio 2023, que tendem a se estender além da quinzena da quadra nazarena”
“O Círio é a manifestação concreta de paixão pela vida, pela paz, pela justiça. Nós não podemos pensar em uma fé alienada e nem alienante, de modo que tudo o que se pensa em fé, se pensa em amor, justiça, comunhão, solidariedade, civilização do amor. A fé combina com a civilização do amor e da justiça, portanto nós percebemos, na mobilização do Círio, diversas instituições fazendo aquilo que devem fazer, e juntas nós contribuímos para a promoção da civilização do amor. Portanto, sem dúvida o Círio deve ser cada vez mais um evento aberto para a promoção da vida e da dignidade humana. Isso já está acontecendo e, quanto mais as instituições se envolverem e participarem dessa corrente solidária, mais estaremos cumprindo aquilo que determina a fé cristã, que é a promoção do reino de Deus”, reforçou Dom Antônio de Assis, Bispo Auxiliar de Belém.
Para o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que desde o início acompanha a realização das ações coordenadas pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, parcerias como essa são fundamentais para expressar aquilo que Jesus diz no evangelho: que devemos estar atentos para não escandalizar as crianças e adolescentes. “Penso que esta campanha tem um sentido muito profundo, um bem para a sociedade. E uma coisa que se criou nesses anos é esta parceria bonita entre o Círio de Nazaré, a Arquidiocese de Belém e o trabalho que o TRT-8 realiza. Tudo isso foi se juntando e nasceu uma parceria muitíssimo importante e de grande valor. Nós já esperamos e desejamos a realização da campanha todo ano. Nós somos parceiros. Quero desejar que o trabalho continue, produza muitos frutos e crie uma nova consciência na sociedade."
Comissão e voluntários de organizam agora para formarem o pelotão do Combate ao Trabalho Infantil, que seguirá a Romaria da Trasladação da imagem até a Sé, com início na tarde do sábado, e convidam a todas e todos para se juntarem às crianças e adolescentes das escolas parceiras, professores, integrantes de outros parceiros, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá. O ponto de encontro será na frente do Clube do Remo, na Avenida Nazaré, a partir das 16h.