Projeto "TRT-8 Presente" inicia na Vara do Trabalho de Altamira (PA)

O projeto passará por todas as Varas do Trabalho do Pará e do Amapá. A próxima localidade será Macapá (AP)
Fotografia em ambiente aberto
— Foto: ASCOM8

Encerrou na terça-feira, 31, a primeira visita do projeto "TRT-8 Presente" a uma das Varas do Trabalho fora de sede do TRT da 8ª Região. A cidade escolhida para inaugurar as atividades do projeto foi Altamira, no sudoeste do Pará. O "TRT-8 presente" foi idealizado para aproximar a administração do Tribunal a magistrados e servidores lotados fora da sede. A Vara do Trabalho de Altamira recebeu o desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, e uma equipe de gestores do Tribunal nos dias 30 e 31 de janeiro para reuniões e rodas de conversa.

O primeiro dia das atividades do "TRT-8 Presente" na Vara do Trabalho de Altamira começou às 15h da segunda-feira, 30, e contou com uma visita inicial nas instalações da VT de Altamira e, posteriormente, com reunião da presidência do Tribunal com a presidente da Subseção da OAB e advogados da região. Já na terça-feira, dia 31, os magistrados e servidores da Vara do Trabalho puderam participar de um café com o desembargador presidente Marcus Maia, que também contou com explanação e esclarecimentos de dúvidas e procedimentos sobre capacitação, ferramentas judiciárias e de comunicação, boas práticas e noções de segurança.

A juíza titular da Vara do Trabalho de Altamira, Elinay Almeida Ferreira, celebrou e agradeceu a visita do desembargador presidente e da equipe do TRT-8 à cidade, que permitiu a conversa “olho no olho” sobre as necessidades e dificuldades encontradas por servidores, servidoras, juízes, juízas e diversos colaboradores da Vara. “A Vara do Trabalho de Altamira está muito feliz de ter sido a primeira unidade jurisdicional contemplada pelo TRT-8 Presente. Nós ficamos muito satisfeitos por termos sido a primeira Vara escolhida. Hoje os trabalhos foram muito bem desenvolvidos. O TRT está de parabéns por esse projeto que está sendo implementado”, comenta.

Para Ingrid Conti de Almeida, juíza substituta da Vara do Trabalho de Altamira, o distanciamento entre as Varas do Trabalho de fora da sede muitas vezes acaba refletindo no trabalho e no funcionamento da Vara, por isso também frisou a importância da vinda da administração para Altamira. “A gente se sente realmente acolhido, ouvido, e foi muito importante também vir toda a equipe que acompanha o Dr. Marcus para ouvir as nossas demandas. Sentimos que realmente vai funcionar e isso vai contribuir para a nossa prestação jurisdicional, que é nossa atividade fim, e vai refletir também na sociedade”, relata a magistrada.

Os resultados do "TRT-8 Presente" em Altamira foram positivos, para o desembargador presidente Marcus Augusto Losada Maia, e iniciou o processo de valorização e pertencimento de servidores, servidoras, magistrados e magistradas. Sobre os resultados futuros, ele declara: “Penso que a experiência vai ser extremamente produtiva. Acho que institucionalmente ela veio para ficar. A receptividade de servidores, servidoras, magistrados e magistradas que também estão aqui foi muito boa, e acredito sinceramente que vamos colher bons frutos institucionalmente”.

A próxima localidade a receber o "TRT-8 Presente" será o Fórum Trabalhista de Macapá, composto por 8 Varas do Trabalho. A programação ocorrerá de 8 a 10 de fevereiro.

Confira as fotos da visita do TRT-8 Presente à Vara do Trabalho de Altamira aqui.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto. 19 pessoas compõem a foto, entre homens e mulheres, enfileiradas. Ao fundo, uma parede clara com os dizeres "Poder Judiciário. Justiça do Trabalho. Vara do Trabalho de Altamira" em cor escura. Fim da descrição.