TRT-8 conclui com sucesso migração do PJe e de sistemas para a nuvem

Equipe da SETIN atuou durante todo o feriado para retomar as atividades nesta quarta-feira (22)
Arte nas cor laranja com letras brancas.
— Foto: ASCOM8

Concluída com sucesso, a migração do Processo Judicial Eletrônico e demais sistemas satélites teve início na tarde da última quinta-feira (16) e foi concluída na manhã desta quarta-feira (22). Demandando atuação de grande número de servidores, especialmente da SETIN, além de magistrados que atuaram fazendo testes no decorrer do processo, a operação foi finalizada sem nenhum impacto para os usuários internos e externos.

O principal resultado dessa migração, como bem destacou o Secretário de Tecnologia e Informação do TRT-8, Diego Valdez, será a segurança da disponibilidade do sistema, em caso de ocorrências de quedas de energia que podem inviabilizar o funcionamento do PJe e de audiências.  De acordo com Diego, “isso amplia a disponibilidade dos serviços prestados pelo TRT-8 à sociedade, uma vez que o provedor de serviços de nuvem oferece recursos que permitem aumentar a segurança com a ocorrência de eventos adversos, como, por exemplo, quedas de energia e queda do link de internet no TRT”, explicou.

Valdez também esclareceu quanto à retomada de expedição de alvarás pela Caixa. "No caso de expedição de alvarás pelo SIF, como isso depende da equipe da Caixa Econômica, estamos aguardando o retorno deles a partir das 12h00 de hoje para que façam os ajustes necessários de conexão com o nosso sistema na nuvem, já que não atuaram no decorrer do feriado. Acreditamos que isso será normalizado até o final desta quarta-feira mesmo".

Para o desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, presidente do Subcomitê Regional do Sistema PJe no TRT-8, a operação foi um sucesso e os ajustes são mínimos diante dos ganhos. "Conseguimos utilizar esses dias de parada do feriado do carnaval para otimizarmos o tempo e migrarmos para a nuvem. Essa é uma ação inédita, desenvolvida em parceria com o TST e que proporciona um ganho para os usuários, na medida em que reveste o sistema de maior segurança de acesso. Nosso usuário interno terá que fazer alguns ajustes, mas coisa de baixa complexidade e que conta com o apoio da nossa equipe de tecnologia e informação, que está de parabéns pela atuação", destacou.

O TRT-8 retomou as suas atividades na tarde desta quarta-feira de cinzas, e os prazos foram suspensos do dia 16 ao dia 22 de fevereiro, em razão da migração.

 

#ParaTodosVerem: Arte na cor laranja com letras brancas. Centralizado na parte superior o texto: "Atenção! A migração do PJe para a nuvem foi um sucesso! Ao centro a imagem de uma nuvem com o ícone de conferido. No rodapé centralizado a logomarca do TRT-8. Fim da descrição.