TRT-8 confirma participação no ExpoJud 2023

Com sua 7ª edição realizada em Brasília, de 24 a 26 de outubro, evento promove discussão sobre tecnologia, inovação e Direito
Arte gráfica com fundo preto. Ao lado esquerdo, grafismos em branco e verde.
— Foto: ASCOM8

Servidores(as) de instituições da Justiça e operadores do Direito - como advogados e gestores de áreas jurídicas - de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer com mais detalhes as cinco iniciativas selecionadas pela Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) para apresentação na ExpoJud 2023. O evento é o maior congresso de inovação do Judiciário e está marcado para ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Como finalista do Prêmio de Inovação deste ano em duas categorias, "Liderança Exponencial", sendo representado pelo seu desembargador presidente, Marcus Augusto Losada Maia, e "Inovação Social", com o projeto Jornada Cidadã - juntos construindo um Brasil - Oiapoque/AP", o TRT da 8ª Região foi convidado pela organização do evento para ocupar um stand no espaço de visitação para apresentação dos projetos inscritos: Justiça Itinerante; Jornada Cidadã; TRT-8 Presente; Judiciário Fraterno; e ações de sustentabilidade. 

Para o diretor de gestão estratégica do TRT-8, Flávio Marcílio Paiva Ramos, a exposição dessas iniciativas do Regional e a participação no congresso permite a aquisição de boas práticas e experiências. “A participação do TRT-8 é fundamental para a promoção da excelência no nosso tribunal e para o fortalecimento das ações de cidadania no Poder Judiciário, especialmente na região Norte do país”, comenta.

Em sua 7ª edição, o ExpoJud abordará o tema “Aceleração da Transformação na Justiça” e contará com painéis, palestras e sessões de treinamento sobre temas como inteligência artificial, nuvem, 5G, inovação, segurança da informação, ESG e sustentabilidade. Por ter uma abrangência nacional, o local se torna propício para a troca de conhecimentos entre as instituições e contribui ainda para uma compreensão mais ampla das necessidades específicas de cada local, segundo Flávio Ramos.

“O ExpoJud 2023 é um evento de grande relevância no cenário do Poder Judiciário, oferecendo uma oportunidade para troca de conhecimento, atualização e networking entre profissionais que atuam no judiciário. Além de promover a inovação e a tecnologia no setor, o evento reconhece boas práticas e projetos destacados”, garante. Serão mais de 130 expositores, e o objetivo da programação como um todo é promover debates sobre inovação e tecnologia, e os impactos desses setores em projetos do Judiciário em prol da sociedade, por essa razão o o TRT-8 selecionou iniciativas estratégicas para este eixo temático.

Conheça as iniciativas do TRT-8 - 

Justiça Itinerante: A partir dela, o TRT-8 consegue percorrer cidades nos estados da sua jurisdição que não possuem vara do Trabalho. Ao aproximar a população das instituições judiciais, a Itinerância leva o atendimento jurisdicional aos locais em que a sociedade está e demonstra que é possível inovar e adaptar os métodos de prestação de serviços jurídicos para atender às necessidades da sociedade de forma mais eficiente e humanitária.

Jornada Cidadã: Em julho de 2023, a região do Oiapoque recebeu uma semana repleta de atividades de cidadania promovidas pelo TRT-8 em conjunto com instituições parceiras. O projeto realizou ações na cidade do Oiapoque e também nas aldeias indígenas de Kuahi e Kumarumã, que contaram com a presença inédita do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, e de diversas autoridades. Saiba mais aqui.

TRT-8 Presente: O projeto é fruto da necessidade de promover a integração e o sentimento de pertencimento de magistrados e servidores do TRT-8, que estavam afastados por causa da pandemia da Covid-19. A intenção é aproximar a administração do tribunal com os magistrados e servidores lotados em varas de fora da sede e entender suas necessidades. O projeto inclui visita a todas as varas do Trabalho da 8ª Região, compreendendo os estados do Amapá e Pará. 

Judiciário Fraterno: Iniciativa da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, é desenvolvida por magistrados(as), servidores(as) e voluntários(as), e tem entre seus objetivos a promoção do desenvolvimento socioeconômico de mães chefes de família em situação de vulnerabilidade social para que elas tenham conhecimento e qualificação profissional para trabalhar e serem a principal fonte de renda da casa, colaborando com a minimização e/ou erradicação do trabalho infantil.

 

Serviço: 7ª Edição do ExpoJud 2023

Data: 24 a 26/10/2023

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) - Brasília, DF

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo preto. Ao lado esquerdo, grafismos em branco e verde. Alinhado ao lado direito, informações que já constam no texto como o nome do congresso, data e local. Acima, a logo do ExpoJud.