TRT-8 conquista o terceiro lugar na categoria Inovação Social no Prêmio Judiciário Exponencial 2023

A premiação foi realizada na noite desta terça-feira, 21, em Brasília
Fotografia em ambiente fechado que reúne quatro pessoas em pé, sorrindo.
— Foto: ASCOM8

O projeto "Jornada Cidadã – juntos construindo um Brasil – Oiapoque/AP", idealizado e realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (PA/AP), em parceria com diversos órgãos posicionados no Amapá, conquistou o terceiro lugar do Prêmio Judiciário Exponencial 2023 na categoria Inovação Social.

A cerimônia de premiação foi realizada na noite de ontem, 21, em Brasília com a presença de autoridades de todo sistema de justiça brasileiro. O desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, a desembargadora corregedora regional do TRT-8, Maria Zuíla Lima Dutra receberam o troféu.

O Prêmio Judiciário Exponencial - também conhecido como J.Ex - tem o objetivo de reconhecer e incentivar os projetos que são inovadores na área de tecnologia, gestão e novas metodologias aplicadas no ecossistema de Justiça. O intuito é valorizar membros e servidores que fazem a diferença na Justiça, destacando as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

Na última edição do prêmio, o J.Ex recebeu mais de 300 inscrições, sendo 89 instituições. Neste ano, o prêmio obteve quase 500 inscritos, ultrapassando a marca de 2022.

Também participaram da cerimônia a juíza do Trabalho titular da 2ª VT de Macapá, Núbia Guedes; a diretora-geral do TRT-8, Regina Uchôa; o secretário -geral da presidência, Rodopiano Costa da Silva Neto e a secretária-geral da Corregedoria, Liliane Calixto. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes, também participou da cerimônia de premiação e parabenizou a equipe do TRT-8.

Diretora do Fórum Trabalhista de Macapá, a juíza Núbia Guedes destacou a importância da premiação e a forma coletiva com que o projeto foi concebido e realizado. "Concorremos com projetos sociais de tribunais de todo país! Nossa justiça do trabalho, a justiça social, nosso TRT-8, em parceria com as entidades que integraram a jornada e, em especial, os povos do Oiapoque, estão de parabéns!! Juntos estamos levando cidadania aos rincões da nossa Amazônia oriental!", reforçou a magistrada.

Jornada Cidadã

A região do Oiapoque recebeu de 01 a 05 de julho de 2023, a Jornada Cidadã do TRT-8. Foi uma semana intensa de atividades de cidadania, desenvolvida com a participação fundamental de diversas entidades parceiras. O projeto realizou ações na cidade do Oiapoque e também nas aldeias indígenas de Kuahi e Kumarumã.

A iniciativa contou com a presença inédita do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, e de diversas autoridades, como o governador do estado do Amapá, Clécio Luis, e o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional.

Entre os serviços ofertados às aldeias Kuahi e Kumarumã estavam: serviços médicos, odontológicos, demandas cíveis, emissão de documentos como certidão de nascimento, RG, título de eleitor e Registro Administrativo de Certidão Indígena (RANI), e ainda vacinação, incluindo contra a Covid-19 e outras disponíveis no calendário vacinal.

Por meio da equipe de Itinerância do Fórum Trabalhista de Macapá, o TRT-8 realizou atividades na região do Oiapoque pela primeira vez em novembro de 2022, onde foram feitos 46 atendimentos, seis audiências, quatro acordos trabalhistas e uma visita à aldeia Manga (etnia Karipuna). As ações tiveram grande receptividade da comunidade e retornaram mais ampliadas na Jornada Cidadão, contando com a promoção de oficinas, palestras, mesas de debate e aula magna que foi ministrada pelo presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa.

A Jornada Cidadã foi uma iniciativa do TRT da 8ª Região, em conjunto com o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e com apoio das instituições presentes no Amapá, como o Governo do Estado, CNJ, MPF, Funai, CCPIO, Iepe, DSEI, Sebrae, DPE Amapá, TRE-AP, Secretaria de Cultura, Secretaria dos Povos Originários, Exército Brasileiro, OIT, DPU, INSS, Fiocruz, MP-AP, JF-AP, TJAP, SuperFácil, Unifap, Fundação Marabaixo e Prefeitura do Município do Oiapoque.

*Com informações da assessoria do Prêmio Exponencial.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne quatro pessoas em pé, sorrindo, dois homens e duas mulheres.