TRT-8 convida representantes de estabelecimentos do setor de alimentação para encontro sobre empregabilidade
Inclusão no mercado de trabalho: fator essencial para promover uma sociedade mais justa, igualitária, plural e compreensiva. Pensando nisso, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) capacitará vinte pessoas LGBTQIAPN+ e com deficiência em situação de vulnerabilidade como auxiliar de cozinha. Ao final do curso, o objetivo é empregar todos os participantes em diferentes estabelecimentos do setor de alimentação da Região Metropolitana de Belém (RMB).
Para alcançar esta meta, o TRT-8 convida representantes (sócios, gerentes, responsáveis) de estabelecimentos e empresas da RMB que atuam no setor da alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes) para uma reunião na próxima quinta-feira, dia 10. Na oportunidade, será apresentado o projeto Diversidade e Empregabilidade aos empreendimentos para discutir sobre uma possível inserção dos participantes em seus quadros funcionais após a finalização do curso.
O curso de Auxiliar de Cozinha faz parte do projeto Diversidade e Empregabilidade desenvolvido por meio do Acordo de Cooperação Técnica do TRT-8 com a Universidade da Amazônia (UNAMA) e com a Fundação Instituto Para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA). Os participantes serão qualificados para aplicar técnicas de preparo e conservação de alimentos, utilizando conhecimentos sobre matérias-primas, princípios físico-químicos dos alimentos, processamento térmico, sua higiene e forma de embalar.
Para o desembargador Antonio Oldemar Coelho dos Santos, coordenador do Subcomitê da Diversidade, o TRT-8 pretende, com o projeto, fomentar a cultura da empregabilidade para as pessoas LGBTQIAPN+. “A iniciativa irá promover cursos profissionalizantes para o público LGBTQIAPN+ e para as pessoas com deficiência. Estamos com boas expectativas para adesão de empresários da grande Belém em abraçar o projeto do TRT-8. É a Justiça do Trabalho cumprindo o seu papel social”, celebra.
A reunião com os representantes de estabelecimentos do setor da alimentação será realizada no dia 10 de agosto, às 14h, no Fórum Trabalhista de Belém, localizado na Travessa D. Pedro I, nº 698, próximo a Praça Brasil. A reunião será realizada no 12º andar do prédio, na Ejud-8. Para participar, basta no horário marcado.
Para mais dúvidas ou informações, entre em contato com a Coordenadoria de Relacionamento Institucional, Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade (CORAS) do TRT-8 pelo e-mail coras@trt8.jus.br ou pelo telefone (91) 4008-7034.
Serviço: Reunião para apresentação do projeto Diversidade e Empregabilidade
Data: 10/08/2023
Horário: 14h
Público-alvo: Sócios, gerentes e/ou responsáveis por qualquer estabelecimento/empresa do ramo da alimentação da Região Metropolitana de Belém
Local: Fórum Trabalhista de Belém, localizado na Travessa D. Pedro I, nº 698, próximo a Praça Brasil, 12º andar
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com uma fotografia de cima de uma mesa branca com duas pessoas uma em cada lado da mesa, a da direita está cortando um legume sob uma tábua de madeira, ao lado a outra pessoa está misturando legumes em uma frigideira preta, as duas estão usando roupas brancas. Ao lado, o texto "Participe do encontro do TRT-8 sobre empregabilidade no setor de alimentação! Dia 10/8/2023. Auditório da Ejud-8 às 14h" na cor branca. Acima, uma faixa branca com a logo do projeto no canto superior esquerdo e o texto "Atenção representantes do setor de alimentação!" na cor rosa ao lado direito. No rodapé, as logos do TRT-8, MPT, Unama e Fidesa.