TRT-8 e TRT-11 compartilham conhecimentos sobre o Sistema de Gestão de Precatórios (Gprec)

Durante três dias os servidores estiveram reunidos na sede do TRT-8
Fotografia em ambiente fechado que reúne 10 pessoas entre homens e mulheres
— Foto: ASCOM8

Uma imersão no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região para conhecer a fundo o Gprec – Sistema de Gestão Eletrônica de Precatórios - foi esse objetivo da visita de dois servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região, realizada no período de 01 a 03 de agosto.

Os servidores do TRT-11, Gabriela Nery e Fred Barreto, estiveram no prédio-sede e trouxeram dúvidas e sugestões que auxiliarão no aperfeiçoamento do sistema. Usuários do Gprec, desde outubro de 2021, sentiram necessidade de conhecer os desenvolvedores do projeto e também a área de negócios.

"Foi uma oportunidade única. Retiramos dúvidas, trouxemos um relatório a ser preenchido, tanto relacionados à área de TI e outro com área de negócios”, conta Gabriela Nery, que é Diretora da Secretaria de Execução da Fazendo Pública do TRT-11.

Ela ressalta que é cliente do produto e que o considera muito bom. “A gente entende que usar um sistema que permanece em construção, com as normas de precatórios sempre mudando, é desafiador”, finaliza Gabriela Nery.

Fred Barreto Lima, Diretor da Divisão do Sistema de Informação do TRT-11, afirma que a imersão no TRT-8 foi para conhecer o GPREC para poder usá-lo de forma correta e completa. “Queríamos conhecer os detalhes, aproveitar o máximo que o sistema pode oferecer, saímos daqui muito satisfeitos”, comemora.

A Coordenadora da Coordenadoria de Execução da Fazenda Pública, Confaz, Daniella Chama, explica que desde a criação do sistema, o tribunal mantém contato com todos os regionais. Ela lembra que no ano passado, a equipe do TRT do Maranhão esteve na capital paraense e agora recebemos o TRT do Amazonas. “Eles entraram em contato conosco para agendar a visita, queriam conhecer o sistema, fazer uma troca de experiência e conhecer a nossa dinâmica de trabalho. Foi muito bom porque eles já trouxeram as dúvidas e fomos batendo ponto por ponto, vencendo toda uma programação. Reunimos com a equipe de tecnologia da informação, para ter uma conversa que tratava das questões negociais e questões técnicas do sistema, sempre evoluindo e aprimorando a nossa forma de trabalho”, explica.

Sobre o Sistema - O Gprec é um sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT-8 em parceria com a Coordenadoria de Execução da Fazenda Pública, destinado à tramitação e controle de pagamentos de precatórios e das RPV's.

Em 2018, o Gprec passou a ser o Sistema Nacional para a gestão de precatórios dos Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil.

Victor Gonçalves, analista judiciário de TI do TRT-8, conta que trabalhou desde do início da concepção do GPREC, ele comenta sobre os dias de encontro com os servidores do TRT-11. “A interação foi muito boa, a gente pôde tirar muitas dúvidas e saímos com uma boa lista de recomendações para evoluir o sistema. Eles vieram com um outro olhar de clientes, de outra vivência, outra experiência. Isso foi muito bom para enriquecer e aprimorar o nosso sistema”.

A coordenadora de Desenvolvimento da SETIN, Mônica Guimarães, afirma que “essa troca entre regionais é muito importante no sentido que ajuda o TRT-8 a aprimorar o sistema e a fazer com que ele atenda cada vez mais a necessidade do cliente e do usuário”, finaliza.