TRT-8 entre os 20 projetos de inovação da atividade judiciária selecionados pelo CSJT

A próxima fase selecionará dez projetos para implementação
Cinco pessoas em pé, enfileiradas lado a lado.
— Foto: ASCOM8

O projeto Mais Isonomia do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) foi um dos 20 selecionados pelo Programa Startups JT do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que apoia o desenvolvimento de projetos que melhorem o dia a dia de quem atua na Justiça do Trabalho. O Mais Isonomia foi apresentado na última segunda-feira (12) por uma equipe do TRT-8, que mostrou o escopo do produto, protótipo, versões futuras, público-alvo e as metas.

Das 20 startups que estão nesta fase, apenas dez serão selecionadas para a fase final: a de ação, em que as iniciativas serão implementadas para trazer melhorias para a jurisdição. O programa Startups JT tem justamente o objetivo de promover, desenvolver e acelerar esses projetos de inovação e de automação da atividade judiciária. Os projetos selecionados nesta fase, chamada de lapidação, são desenvolvidos e aprimorados para serem enviados para Comissão Avaliadora, composta por magistrados(as) e servidores(as) de toda a Justiça do Trabalho. 

É considerada uma startup um grupo de três a cinco pessoas do quadro da Justiça do Trabalho reunidas em torno de uma ideia que busca a inovação ou o aprimoramento de modelos de trabalho existentes. No TRT-8, a equipe Mais Isonomia é composta por Alex Santos, coordenador do Escritório de Projetos da Presidência; Rosângela Lopes, secretária-geral judiciária; Rodopiano Neto, diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica; Fabrício Haddad, secretário de Recurso de Revista; e Bruno Rafael Andrade, chefe da Divisão de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas.

O Mais Isonomia foi apresentado na última segunda-feira (12) pela equipe do TRT-8, que propôs o desenvolvimento de um sistema integrado ao PJe para apoio na análise e identificação de Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR). “Durante o mês de maio, a equipe trabalhou na especificação de personas, jornadas do usuário, funcionalidades e construção de um Produto Mínimo Viável (MVP). Foi utilizada a metodologia Lean Inception durante esse processo”, explica Alex Santos, do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRT-8.

Caso o projeto do TRT-8 esteja entre os dez selecionados para a próxima etapa, ele passará pela fase de “preparação”, que consiste na capacitação, ideação, avaliação e aprovação da proposta; de “decolagem”, que será a prototipação, execução, experimentação/validação e aprendizagem; e de “voo de cruzeiro”, que abrange a operação, processo de sustentação, tração e escala.

A apresentação de startups segue até esta sexta-feira (16). O resultado e o início da próxima fase estão previstos para a segunda metade do mês de junho, segundo o CSJT.

 

#ParaTodosVerem: Cinco pessoas em pé, enfileiradas lado a lado, sendo quatro homens que vestem terno preto e uma mulher ao centro, que veste uma blusa de manga rosa com detalhes pretos e uma saia preta e usa óculos de grau. Ao fundo, uma parede colorida com diversos quadrados que remetem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.