TRT-8 inaugura memorial em homenagem aos servidores (as) e magistrados (as) vítimas da Covid-19
Servidores (as), magistrados (as), colaboradores (as) e familiares participaram na última sexta-feira, 4, da inauguração do Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19. Uma cerimônia marcada pela emoção.
Sete servidores (as) e dois magistrados foram homenageadas neste memorial. Eram eles: servidores Cosme Mamede da Costa, Gonçalo Augusto R. De Freitas, José do Carmo Pereira Neto, José Roberto Assis de Oliveira, Marciano de Jesus Pereira, Nereida Fadul S. De Medeiros, Waldimir Oliveira da Costa, Ministro Walmir Oliveira da Costa e o juiz do trabalho, Dennis Jorge Vieira Jennings. O memorial fica localizado no jardim do prédio-sede do tribunal, bem ao lado da Central de Atendimento do TRT-8.
A servidora Lúcia Veiga estava emocionada durante a cerimônia, pois conhecia cada uma das vítimas da Covid-19. “Essa homenagem representa que eles permanecem na memória, nos bons momentos que viveram conosco aqui no Tribunal, que eram muito solidários no dia a dia de atividades do trabalho”.
A Diretora-geral do TRT-8, Regina Uchôa, destacou em seu pronunciamento, que era o momento de relembrar os colegas de trabalho que foram vítimas da pandemia. “A Covid-19 ceifou tantas vidas em nosso tribunal, sentimos profundo pesar por todas as vidas perdidas, perdemos pessoas muito queridas. A vida muitas vezes nos apresenta uma realidade dolorosa, mas precisamos continuar. Lamentamos pela dor de cada família e amigos e prestamos nossa mais sincera solidariedade a todos”.
O espaço para o Memorial foi pensado e organizado pela Assessoria de Comunicação do TRT-8. Para o presidente do TRT-8, desembargador presidente do TRT-8, Marcus Losada Maia, o espaço servirá como um local de oração, reflexão e encontro de cada um com a religião que professa.
Ele destacou em seu pronunciamento o compromisso com a saúde dos servidores (as) e magistrados (as). “Quero reafirmar aqui com a nossa equipe médica, o nosso compromisso com a saúde dos nossos servidores, nossas servidoras, magistrados e magistradas e devemos continuar fazendo, atuando preventivamente quando necessário”.
Participaram do evento, os desembargadores Marcus Losada Maia, presidente do TRT-8; Ida Selene Sirotheau, vice-presidente do TRT-8; Odemar Coelho, Paulo Isan Coimbra Júnior, a juíza do trabalho convocada, Claudine Teixeira Rodrigues e o secretário-geral da Amatra-8, juiz do trabalho, André de Souza.
Sobre o Ministro vítima da Covid- 19 - Walmir Oliveira da Costa, ministro do TST, fez toda sua carreira jurídica aqui no Estado do Pará, graduou-se pela Universidade Federal do Pará. Em 1989 foi aprovado no concurso público para juiz substituto do TRT-8. Em janeiro de 1993, foi promovido, por merecimento e por unanimidade, a titular da Vara do Trabalho de Almeirim. Já em 1997, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT-8.
Atuou como desembargador convocado no Tribunal Superior do Trabalho em dez períodos entre 2000 e 2007. Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST em vaga destinada à magistratura.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente externo que reúne dezenas de pessos entre homens e mulheres. Ao centro uma mulher branca, que usa óculos, cabelos longos, vestido preto e toca um violino. Ao fundo uma placa em acrílico com os nomes das vítimas da Covid do TRT-8 e ao lado direito, dois homens em pé, um branco de paletó preto, grava rosa e blusa branca, e ao lado outro senho de cabelos grisalhos, usa óculos, blusa azul e calça preta. Fim da descrição.