TRT-8 inicia Correição Ordinária Anual no mês de maio
Está agendado para os dias 10 a 12 de maio, o início da Correição Ordinária Anual da Justiça do Trabalho da Oitava Região PA/AP. Presidida pela Corregedora Regional, Desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra; as correições de 2023 terão o retorno do formato presencial após a pandemia do novo Coronavírus e serão realizadas nas varas de trabalho e demais unidades judiciárias da região.
As oito Varas do Trabalho de Macapá e a Vara do Trabalho de Monte Dourado serão as primeiras a serem visitadas pela Corregedoria Regional, seguidas pelas varas com sede em Parauapebas e Ananindeua, ainda no primeiro semestre. A Correição Ordinária Anual está programada para ocorrer até dezembro e o cronograma de inspeções está disponível no edital CR 02/2023, publicado pela Corregedoria Regional, e deve ser fixado na sede do Tribunal e nas Varas de Trabalho a serem inspecionadas.
A Correição Ordinária tem a necessidade de padronizar os procedimentos a serem adotados pelas unidades em 2023; será integrada pelas áreas de gestão estratégica e de saúde, objetivando fomentar desenvolvimento da visão sistêmica e de autorresponsabilidade em busca de aprendizagem organizacional, capacitação de magistrados e servidores de primeiro grau, de resultados de forma sustentável com foco nas relações humanas e incentivando às unidades a troca de experiências de boas práticas que levem à racionalização dos serviços, maior celeridade, melhoria de prestação jurisdicional e uniformização das rotinas nas Varas de Trabalho. “Entendo que a Correição Ordinária tem muito a contribuir para o atingimento dos objetivos preconizados no Plano Estratégico 2021-2026 do TRT da 8ª Região.” cita a Desembargadora Maria Zuíla Dutra.
O(A) gestor(a) da Unidade Correicionada deverá, no prazo de 30 dias antes da data da correição, preencher o Formulário do Relatório Pré-correicional de 2023, cujo link será encaminhado via e-mail pela Corregedoria e em seguida anexar ao PROAD.
As Unidades correicionadas deverão elaborar um novo Plano de Contribuição da Vara para 2023 com base nas atuais metas do Poder Judiciário e de acordo com a distribuição interna de tarefas. O Plano de Contribuição é a ferramenta para o desdobramento da estratégia institucional, com a finalidade de assegurar o alinhamento entre objetivos, metas e iniciativas, é a forma de visualizar como a unidade contribui para o alcance do Plano Estratégico Institucional. No dia da reunião correicional as unidades devem fazer uma apresentação, em conjunto ou individual, de até 45 minutos, sendo 15 minutos para cada uma, podendo ser elaborada com slides em power point; para apresentar o Plano de Contribuição da Vara.
Em sua primeira correição, a Corregedora Regional tem muitas expectativas: “Será uma grande oportunidade para conhecer a realidade dos serviços desenvolvidos pelas unidades judiciárias, inteirar-me das dificuldades enfrentadas para poder viabilizar a busca de soluções conjuntas, sentir o clima de fraternidade no ambiente de trabalho, além de identificar práticas que podem ser disseminadas por todas as Varas do Trabalho da 8ª Região”, enfatizou.
Serviço: Correição Ordinária 2023 para as Varas do Trabalho de Macapá e Monte Dourado.
Quando: 10 a 12 de maio de 2023 (Quarta a Sexta-feira).
Público: Magistrados (as) e servidores (as) de primeiro grau das Varas do Trabalho.
Formato: Presencial.
Edital: Aqui
#ParaTodosVerem: Arte gráfica em azul e branco. Na parte superior escrito Correição 2023. Do lado direito, a figura de um calendário. No canto esquerdo: Formato presencial, de 10/05 a 15/12. No canto inferior direito, a logo do TRT-8. Fim da descrição