TRT-8 inicia as programações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Exposição dos desenhos do concurso Super Catavento e inauguração da Divisão de Apoio à Infância marcaram a programação
Fotografia em ambiente externo que reúne seis mulheres e dois homens
— Foto: ASCOM8

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, a inauguração da Divisão de Apoio à Infância que irá receber as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo Aprendizagem. O espaço conta com uma sala de informática totalmente equipada, ambiente multiuso e sala de música. Um dia esperado por todos os magistrados, magistradas, servidores, servidoras, padrinhos e voluntários do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

A Corregedora Regional do TRT-8 e gestora do Programa do Combate ao Trabalho Infantil, desembargadora Maria Zuíla Dutra, abriu a programação e destacou a felicidade de vivenciar este momento. “É com muito alegria e com coração transbordando de emoção que os integrantes da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT da Oitava Região iniciam as ações pelo dia 12 de junho, Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil. Esse é o décimo ano que promovemos ações neste dia para chamar atenção da sociedade sobre os males provocados pelo trabalho infantil e a responsabilidade de todos de erradicar essa cruel pandemia que persiste desde descobrimento do Brasil”, observa.

A programação do TRT-8 iniciou com a inauguração da exposição dos desenhos selecionados no Concurso Super Catavento. Ao todo integram a mostra 50 desenhos, expostos no espaço cultural Ministro Orlando Teixeira, no prédio-sede do tribunal. A mostra pode ser visitada até o dia 16 de junho de 2023.

A vencedora do Concurso Tayane Carmo Silva esteve presente com os familiares e fez a entrega da capa vermelha para o super-herói do concurso, o Super Catavento. “Eu me sinto muito honrada em fazer parte desta luta no combate ao Trabalho Infantil juntamente com o Tribunal do Trabalho e ter a minha arte conhecida.”

O Presidente do TRT-8, desembargador Marcus Losada Maia, em seu pronunciamento falou da importância do tribunal realizar ações que são referências no país no combate ao trabalho infantil. “Nós sempre recebemos alunos, professores e escolas, e todos com o entusiasmo das ações desenvolvidos pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil”.

A gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, juíza Vanilza Malcher, ressaltou que a inauguração da Divisão de Apoio à Infância é o reconhecimento de tudo que foi construído, um construção coletiva de apoio, parcerias da sociedade civil, dos nossos padrinhos, voluntários, todo mundo que contribuiu para uma concretização deste sonho. “Neste dia 12 de junho celebramos o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e convidamos toda a sociedade para refletir sobre essa chaga social que ainda existe”, conclui.

Acorde sem Trabalho Infantil – Durante a inauguração da Sala de Música, o aluno Thiago Cardoso, 14, conta que participa todos os sábados de aulas de música, na Comunidade da Guanabara, no projeto 'Acorde sem Trabalho Infantil'. “Eu toco violão e sempre gostei de música. O projeto me incentivou ainda mais a aprender e até tocar outros instrumentos”, comemora.

Thiago e mais outros jovens integrantes do projeto participaram da inauguração da sala de música da Divisão de Apoio à Infância, que será utilizada para realizações de cursos e oficinas.

Um momento de emoção foi a homenagem feita pela Comissão ao desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, que é músico, autor do hino da Justiça do Trabalho, entre outras tantas obras, voluntário atuante no projeto, e assumiu o compromisso de ministrar aulas aos jovens atendidos pelo projeto de combate ao trabalho infantil.

A diretora da Escola Estadual Waldemar Ribeiro, Rosemary Castro, afirma que “as ações do TRT-8 vão muito além, ganham ruas, escolas e hoje, tenho muito orgulho de dizer que dos nossos alunos, que são em torno de 500, nenhum estudante é trabalhador infantil. Este é um programa que pode cada vez mais fazer a diferença em uma família, em uma comunidade”, explica.

Programação - Na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, a partir das 9h, as crianças e jovens que fazem parte do projeto 'Acorde Sem o Trabalho Infantil' realizado no bairro da Guanabara terão a sua primeira aula de violão na sala de música da Divisão de Apoio à Infância.

Na Escola Estadual Waldemar Ribeiro, o Super Catavento irá fazer uma atividade lúdica intitulada “O poder é Meu” junto com as crianças da escola.

Outra atividade é a vinda dos alunos da Escola Municipal do Campo São José, que fica na Ilha Grande do Combu. Eles participarão da programação do dia 12 de junho no edifício-sede do TRT-8, onde visitarão o Fórum Trabalhista de Belém, a Divisão de Apoio à Infância e a sede da Amatra – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

Os alunos também irão participar do curso de informática e de uma roda de conversa com o tema: desafios e ações para o combate ao trabalho infantil e terá como mediador o juiz do trabalho, Otávio Bruno Ferreira.

Essa programação é uma parceria com Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (EJUD-8) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região (Amatra).

Confira aqui as fotos do evento. 

 

#ParaTodosVerem:

Foto 1 - Fotografia em ambiente fechado de três mulheres lado a lado.

Foto de capa - Fotografia em ambiente fechado que reúne seis mulheres e um homem lado a lado, incluindo autoridades do tribunal. À frente, o mascote Super Catavento que veste roupa branca com um catavento colorido ao centro da blusa, máscara e capa vermelha e segura um catavento na mão direita e um balão vermelho na mão esquerda. Fim da descrição.