TRT-8 participa da Semana Nacional da Execução Trabalhista
A partir da próxima segunda-feira, 18 de setembro, inicia em todo o país, a Semana Nacional de Execução Trabalhista, que chega a sua décima terceira edição e tem como tema: “A Justiça além dos números."
A gestora regional da Execução Trabalhista do TRT-8, juíza do Trabalho, Amananci Giannaccini, explica que a iniciativa será realizada em todas as 56 Varas do Trabalho do TRT-8 e nos Centros de Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Ela dá detalhes sobre a Semana Nacional da Execução Trabalhista. “A Semana envolve diversos eventos, como: audiências de conciliação e execução, tanto no 1º ou 2º graus para se tentar solucionar os processos que já foram sentenciados, processos que já foram objetos de acordo e não foram pagos, e estão na fase de execução, ou seja, a fase de cumprir direito o que foi definido na sentença do acordão”.
A magistrada esclarece que a Semana da Execução Trabalhista pretende chamar as partes, promover audiências de conciliação e executar os processos. “A Semana é para esses processos que a empresa ainda não pagou, reclamado não pagou, ou que a pessoa está enfrentando dificuldade para pagar. O objetivo é dar uma solução nesses processos. Por exemplo: com as audiências de conciliação a gente busca chamar as partes para esse processo e negociar. Você tem um reclamado que não pode pagar à vista aquele crédito do trabalhador, mas ele pode pagar parcelado. O importante é sinalizar uma solução para executar o processo”.
Atividades – Durante o período da Semana Nacional da Execução Trabalhista, haverá um Leilão de Bens e Imóveis, promovido pela Central de Mandados de Belém; além de pagamento dos processos que envolvem o projeto Garimpo.
Como participar ? - A juíza explica que os interessados em participar da Semana da Execução Trabalhistas podem requerer audiência pelo site do TRT-8, ou ir diretamente nas Varas de Trabalho e Cesjusc para solicitar audiência. “No site tem um link e você informará o número do processo, o tipo de audiência, e será encaminhado para o Cejusc, que encaminhará para a pauta, notificando as partes." Confira aqui.
As expectativas da gestora regional são as melhores possíveis para a realização da Semana Nacional da Execução Trabalhista. “Nos últimos anos tivemos uma certa dificuldade até por conta da pandemia, mas agora esperamos que este ano seja bem melhor, devido o fim da pandemia e ao aquecimento na economia”.
Serviço: Semana Nacional de Execução Trabalhista
Quando: 18 a 22 de setembro de 2023
Hora: 8h às 13h
Local: Todas as 56 Varas de Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região e o Cejusc de Belém, Macapá e Parauapebas
#ParaTodosVerem: Arte gráfica em fundo cinza com detalhes azuis. No canto superior direito, o seguinte: 13ª edição, Semana Nacional de Execução Trabalhista, A justiça além dos números. Do lado esquerdo, a fotografia de um senhor de cabelos grisalhos, sorrindo, com alguns documentos na mão. Do lado direito: "Processos são vidas!". No canto inferior direito, o período: de 18 a 22 de setembro.